1Augusto Flamaryon Cecchin Bozz,2Melissa Rie Nakamura,3Barbara Soares Argôlo,4Layra Ferreira dos Santos Santana,5Ester Auana do Espírito Santo Nogueira Moraes 1ORIENTADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO augusto_bozz@hotmail.com
RESUMO
O MuHNA foi inaugurado em 05 de junho de 2018 e
está localizado nas dependências da UFMT/CUA. Atualmente o museu conta com
acervos de paleontologia, geologia, invertebrados, artrópodes, peixes, anfíbios
e répteis, aves e mamíferos. A missão da instituição é popularizar e divulgar o
conhecimento de modo interativo para democratizar a ciência na região do
Araguaia. Para que o MuHNA possa consolidar suas ações, há a necessidade do
planejamento estratégico de comunicação. O objetivo desta Assessoria de
Comunicação orientado à divulgação científica consiste em: a) Traduzir a
identidade do museu a partir de mensagens-chave; b) Estabelecer um bom
relacionamento com a imprensa para divulgar ações institucionais; c) Contribuir
com a divulgação científica a partir de produtos jornalísticos especializados;
d) Gerenciar o fluxo comunicacional entre o museu e seus diversos públicos. A
partir da premissa de divulgação das ações realizadas pelo museu, se fez
necessário pensar o planejamento estratégico de comunicação para 1) o longo
curso das ações durante o ano, de modo a inserir racionalmente na sociedade e
junto aos seus vários públicos os valores e as mensagens-chave que consolidarão
a missão social do museu; e também para 2) o curto e médio prazos com o
propósito de inserir processos organizados, lógicos e sistematizados de rotinas
jornalísticas, tais como padronização textual, análise do noticiário etc. Ao
longo do ano foram coletadas informações a respeito do museu,
dos professores e alunos, ligados aos projetos que compõe o MuHNA, da área de
atuação e da mídia local. Em seguida os voluntários do projeto executaram
análise de noticiário, arquivo de material jornalístico, briefing, mailing
list, capacitação de fontes, apoio a eventos e apoio a outras áreas, como
por exemplo criação visual para mídias sociais. Também foram produzidos vídeo
em libras e podcast como estratégia de inclusão social de pessoas com
deficiência visual ou auditiva. Neste ano o MuHNA foi noticiado quando realizou
a exposição fotográfica “Modos de ver” sobre os indígenas Xavante; teve
destaque também quando o museu recebeu cursos de formação museológica,
oferecidos pela Secretária de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). No
final do semestre, o MuHNA recebeu a visita da equipe da Rede Globo para
participar como especialista em uma matéria do Globo Repórter a respeito da
Serra do Roncador, além de ter conquistado a primeira etapa do prêmio de
divulgação científica Serrapilheira.
PALAVRAS-CHAVE
Assessoria de Comunicação; MuHNA; Divulgação científica; Popularização da ciência; Inclusão social