Universidade Federal de Mato Grosso

OPA - Oficina de Peças Anatômicas

1Thauane Carvalho Nunes,2Camila Martins Costa,3Márcia Cristina Pascotto,4Luana dos Anjos Ramos
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3OUTROS,4OUTROS
thauane26.ta@gmail.com

RESUMO

Anatomia é a ciência da estrutura do corpo estudada através da dissecação, a abordagem anatômica começou a ser instigante quando o homem teve a curiosidade de observar, em um animal, as diferentes partes que o constituíam. Através desta observação surgiu a dissecação com o intuito de estudar os órgãos separadamente e comparar as espécies, denominada Anatomia Comparativa. O estudo da morfologia humana é uma das principais disciplinas na formação do profissional na área da saúde, sendo esta indispensável em diversos cursos de graduação, dessa forma a disciplina de anatomia humana é uma das primeiras a ser cursada além disso estabelece vínculo com as disciplinas subsequentes. Com o intuito de facilitar a compreensão da mesma, são empregadas diversas técnicas e maneiras de preparação de materiais didáticos para utilização durante as aulas práticas de morfologia. Neste contexto o curso de extensão Oficina de Peças Anatômicas (OPA) tem por objetivo complementar a formação dos discentes de ciências biológicas e da saúde, aprofundando seus conhecimentos anatômicos através da pratica da dissecação e preparação de peças para fins didáticos e expositivos. O curso atingiu cerca de 20 alunos do Instituto de Ciências Biológicas e Saúde do Campus Universitário do Araguaia, as atividades foram desenvolvidas em encontros semanais nos Laboratório de Anatomia Humana (LAHC) e Museu de História Natural do Araguaia (MUHNA). Diante das atividades desenvolvidas foi feita a preparação de caixas anatômicas dos órgãos do Lobo- guará e Gato do Mato, preparação da caixa feto tamanduá bandeira juntamente com a bolsa amniótica, taxidermia de aves, dissecação e preparação das onças parda e jaguatirica, montagem de diversos esqueletos de animais, além disso novos métodos de conservação das peças anatômicas estão sendo testados. Algumas peças já foram expostas no museu e outras se encontram em uso no LAHC, contribuindo com as aulas práticas de anatomia dos cursos de ICBS, atingindo os cerca de 200 alunos do instituto e os visitantes do museu que chegam a quase 4mil, e comprovando assim que o projeto cumpriu os objetivos propostos alcançando não apenas aos alunos da instituição mas a comunidade local como um todo.

PALAVRAS-CHAVE

Anatomia, aprendizagem, dissecação, taxidermia, conservação.