DISCUSSÕES DECORRENTES DAS APROXIMAÇÕES ÀS REFLEXÕES PROPOSTAS
PELO PROJETO DE PESQUISA: A MIGRAÇÃO RURAL/ URBANA DOS JOVENS INDÍGENAS DA
ETNIA XAVANTE: UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA.
1SILVANA FRANCISCO GUEDES,2NATALIA SANDRA SANTOS,3MARLY AUGUSTA LOPES DE MAGALHÃES 1BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,3ORIENTADOR professoramarlyaugusta@gmail.com
RESUMO
O resumo é um recorte do projeto de pesquisa: A Migração Rural/ Urbana dos Jovens Indígenas da Etnia Xavante: uma questão de sobrevivência, em que desenvolvemos os seguintes trabalhos de observação, como requisito de nossa atuação como bolsistas de Iniciação Científica junto à FAPEMAT (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso): “Alfabetização e Letramento de crianças indígenas da etnia Xavante, nas séries iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas urbanas de Aragarças/GO” e “Uma perspectiva do processo de alfabetização e letramento das crianças indígenas em escolas públicas urbanas de Barra do Garças/MT”. Lutamos num esforço concentrado pela união de todos, com foco na presença desses povos em cenários urbanos. Como todo cidadão brasileiro, os povos indígenas, têm acompanhado a nova fase de modernidade e, dessa forma, estão deixando suas aldeias a fim de que possam ampliar seus horizontes em contexto científico. Dentre esses e outros aspectos, a presença dos povos indígenas acarreta não só a questão do ensino/aprendizagem da língua institucionalizada, mas, sobretudo,as atitudes e o comportamento de todo o coletivo escolar em relação ao novo, ao diferente, principalmente, no que se refere aos aspectos linguísticos e culturais. Sabemos que a interculturalidade é uma palavra que norteia o trabalho dos pesquisadores e bolsistas do projeto de pesquisa. Dessa forma, de acordo com as leituras propostas no desenvolvimento do nosso trabalho como bolsistas, despertou-nos o interesse em aprofundarmos um pouco mais sobre a realidade dos povos indígenas. Assim, resolvemos desenvolver os seguintes projetos de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso): “O papel da mulher indígena e sua representatividade/liderança dentro e fora de suas comunidades” e “Minha avó foi pega a laço”: momentos de uma leitura pós-colonial com Daniel Munduruku”. Em função da grande quantidade de dados bibliográficos, às vezes, torna-se uma dúvida sobre a escolha dos textos mais apropriados na construção da argumentação teórica que é a base fundamental para a pesquisa nessa linha metodológica. Para o desdobramento de nosso trabalho, utilizamos, inicialmente, a discussão de algumas propostas de Stuart Hall (1992), Robles (2006), Tozoni-Reis (2009) e Munduruku (2017). E elegemos a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, pois faz parte do cotidiano de todos os estudantes e pesquisadores. Como resultados: a pesquisa ainda se encontra em andamento.