HORTA ECOLAR: Creche
“Maria de Nazaré” - Barra do Garças, MT
1LAERCIO WANDERLEY DOS SANTOS,2Franciele Rodrigues da Silva,3Kassandra Martins Carneiro,4Daniel Junior Batista de Amorim,5Damarys de Jesus Pereira 1ORIENTADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO laerwan@gmail.com
RESUMO
IX Semana
Científica do CUA
Universidade
Federal de Mato Grosso
Campus
Universitário do Araguaia
HORTA ECOLAR: Creche
“Maria de Nazaré” - Barra do Garças, MT
Franciele Rodrigues da Silva1, Kassandra Martins
Carneiro2, Daniel Junior Batista
de Amorim2, Damarys de Jesus Pereira2, Laércio
Wanderley dos Santos3
(1) Discente bolsista; (2)
Discente voluntário, (3) Prof. Associado - orientador; Instituto de
Ciências Exatas e da Terra; Campus Universitário do Araguaia; Universidade
Federal de Mato Grosso.
{franciele.rodrigues.0611@gmail.com, Kaassandramartinscarneiro@hotmail.com, daniel-jr-amorim@outlook.com, dhamaryspereira@hotmail.com, laerwan@gmail.com}
INTRODUÇÃO
O conhecimento e a ação participativa
na produção e no consumo de hortaliças despertam nos alunos mudanças em seu
comportamento alimentar, atingindo toda a família, conforme relata Turano
(1990). De acordo com Magalhães (2003) essa relação direta com os alimentos
também contribui para que o comportamento alimentar das crianças seja voltado
para produtos mais naturais e saudáveis, oferecendo um contraponto à ostensiva
propaganda de produtos industrializados e do tipo fast food. Magalhães
(2003) afirma que utilizar a horta escolar como estratégia, visando estimular o
consumo de hortaliças, torna possível adequar a dieta das crianças. Este
trabalho teve como objetivo contribuir para a instalação de uma horta
comunitária na creche “Maria de Nazaré” em Barra do Garças - MT, “comunidade
assistida”.
METODOLOGIA
Foi realizada a limpeza e delimitação
da área com sombrite para proteção contra predadores e confecção dos canteiros
com dimensões de 7 x 1m e 8,5 x 1m. Os espaçamentos entre plantas seguiram as
recomendações de Makshima (1985): alface 10 cm; beterraba 20 a 25 cm; cenoura
20 a 30 cm; couve 10 cm; couve flor 50cm; espinafre 30 cm; almeirão 15 a 20 cm;
mostarda 10 cm e pimenta 10 cm. Os substratos utilizados foram compostos de:
terra orgânica; esterco bovino curtido (20 L/m² de canteiro); cama de frango
(10 L/m2 de canteiro); folhas de árvores decompostas (20 L/m² de canteiro);
calcário dolomítico (250 g/m² de canteiro) e NPK 5-25-15 +Zn (250 g/m² de
canteiro) (EMATER, 1977; GROPPO; NETO, 1993, MAKSHIMA; PEREIRA; KLATILOVA,
1978). As plantas são irrigadas, duas vezes ao dia. Os produtos colhidos são
destinados ao almoço das crianças da creche. Para os tratos culturais são
realizadas catação manual de ervas daninhas e a utilização de inseticida à base
de água, sabão, fumo e óleo vegetal. As atividades desenvolvidas na horta
envolvem a participação de uma discente bolsista e discentes voluntários do curso
de agronomia do UFMT/CUA, pais de alunos e membros da comunidade escolar.
RESULTADOS
A Horta Escolar foi instalada e está
produzindo alimentos para o consumo das crianças e da comunidade da Creche
“Maria de Nazaré” em Barra do Garças – MT.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
A horta apresenta resultados
considerados positivos, embora tenha ocorrido presença de microorganismos
prejudiciais como nematóides, no entanto, espera-se obter melhores resultados
nas próximas etapas, com a cobertura do local com sombrite e adoções de sistema
de irrigação.
REFERÊNCIAS
EMATER-GO - Empresa de Assistência
Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás. Horta Modelo. Programa Plantar e Colher. Goiânia: Sec. Ed. 21p.
1997.
GROPPO G.A.; NETO, J.T. Hortas – Instituto Prático nº 230,
Campinas: Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), 28p. 1993.
MAGALHÃES, A. M. A horta como
estratégia de educação alimentar em creche. 2003. 120 f. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas)
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
MAKSHIMA, N. Produção de hortaliças em pequena escala. Cuiabá: Ed. EMPAER. 27p.
1985.
MAKISHIMA, N.; PEREIRA, M.T.;
KLATILOVA, E. Horta Doméstica e
Comunitária. Instrução Prática. Campinas: Coordenadoria de Assistência
Técnica Integral (CATI), 31p. 1978.
TURANO, W. A didática na educação
nutricional. In: GOUVEIA, E. Nutrição Saúde e Comunidade. São Paulo:
Revinter, 1990. 246 p.