DIDÁTICA
DESENVOLVIMENTAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA
ESCOLA ESTADUAL NOBERTO SCHWANTES
1Bárbara Monielly Silva,2Bàrbara Monielly Silva,3Marly Augusta Lopes de Magalhães 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO barbara.mony@hotmail.com
RESUMO
O presente trabalho Didática Desenvolvimental:
uma proposta de letramento com
Estudantes do Ensino Médio na escola Estadual Noberto Schwantes, tem
como objetivo principal aplicar o
método da didática desenvolvimetal com os alunos do primeiro ano do Ensino
Médio da escola Estadual Noberto Schwantes do município de Barra do
Garças/MT, a fim, de orientá-los para o aprendizado de leitura e escrita nas
séries investigadas. Com o método da
didática desenvolvimetal, o aluno
irá, com a ajuda do professor, caminhar com seu raciocínio na
identificação de princípios internos comuns que estão na origem da constituição
de um determinado conteúdo.
Em síntese, o aluno vai percorrer um caminho da aprendizagem em que se
possibilita a interiorização de ações mentais, ou seja, de formação de seus
próprios conceitos. Do ponto de vista metodológico, utiliza-se a pesquisa qualitativa
e a pesquisa ação, pois existe uma estreita relação de cooperação entre os
indivíduos pesquisados e o pesquisador, para a fundamentação teórica busca-se
subsídios nas obras de Magda Soares para o letramento, Libâneo, Davidov e Vygotsky para a didática,
e entre outros autores. Assim, buscamos um ensino que amplie o desenvolvimento
mental e a personalidade dos alunos por meios de conteúdos, para que possam
impulsionar os seus desenvolvimentos cognitivos. O trabalho é um recorte do
Projeto de Pesquisa Didática Desenvolvimental: uma organização do ensino para
estudantes Xavante em Escolas Estaduais Urbanas na cidade de Barra do Garças-MT
e, que está vinculado ao grupo de pesquisa, Fronteiras, Culturas, Identidades:
Espaço de diálogo com povos indígenas do Araguaia/Xingu.