Universidade Federal de Mato Grosso

DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL NOBERTO SCHWANTES

1Bárbara Monielly Silva,2Bàrbara Monielly Silva,3Marly Augusta Lopes de Magalhães
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
barbara.mony@hotmail.com

RESUMO

O presente trabalho Didática Desenvolvimental: uma proposta de letramento com Estudantes do Ensino Médio na escola Estadual Noberto Schwantes, tem como objetivo principal aplicar o método da didática desenvolvimetal com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio da escola Estadual Noberto Schwantes do município de Barra do Garças/MT, a fim, de orientá-los para o aprendizado de leitura e escrita nas séries investigadas. Com o método da didática desenvolvimetal, o aluno irá, com a ajuda do professor, caminhar com seu raciocínio na identificação de princípios internos comuns que estão na origem da constituição de um determinado conteúdo. Em síntese, o aluno vai percorrer um caminho da aprendizagem em que se possibilita a interiorização de ações mentais, ou seja, de formação de seus próprios conceitos. Do ponto de vista metodológico, utiliza-se a pesquisa qualitativa e a pesquisa ação, pois existe uma estreita relação de cooperação entre os indivíduos pesquisados e o pesquisador, para a fundamentação teórica busca-se subsídios nas obras de Magda Soares para o letramento, Libâneo, Davidov e Vygotsky para a didática, e entre outros autores. Assim, buscamos um ensino que amplie o desenvolvimento mental e a personalidade dos alunos por meios de conteúdos, para que possam impulsionar os seus desenvolvimentos cognitivos. O trabalho é um recorte do Projeto de Pesquisa Didática Desenvolvimental: uma organização do ensino para estudantes Xavante em Escolas Estaduais Urbanas na cidade de Barra do Garças-MT e, que está vinculado ao grupo de pesquisa, Fronteiras, Culturas, Identidades: Espaço de diálogo com povos indígenas do Araguaia/Xingu.

PALAVRAS-CHAVE

Didática Desenvolvimental. Letramento. Ensino