Educação do Campo:
Um Caminho para a melhoria do Ensino/Aprendizagem no Centro Municipal de
Educação Básica Castro Alves – Distrito de Vale dos Sonhos – Barra do Garças.
1Magna Catia Osuna,2Profª Drª Marly Augusta Lopes de Magalhães 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ORIENTADOR magnakatia_o@hotmai.com
RESUMO
Este trabalho é um recorte do Projeto de Pesquisa: Migração
rural/urbana dos alunos indígenas da etnia xavante: uma questão de
sobrevivência. Pretendemos com este trabalho
apresentar a situação atual da educação do campo no processo
ensino/aprendizagem e a construção do conhecimento no contexto campesino, no
CMEB (Centro Municipal de Educação Básica) Castro Alves no distrito de Vale dos
Sonhos, município de Barra do Garças – MT. As escolas brasileiras estão inseridas
nos mais variados contextos e, por isso, partimos do pressuposto que qualquer
homogeneização encobre particularidades fundamentais no processo de ensino e
aprendizagem. Assim a realidade da escola do campo não é tão simples, deve-se,
antes de tudo, conhecer o que acontece, para então, perceber que a dignidade e
a identidade dos alunos que ali estudam são muitas vezes ignoradas.
Caracterizar uma escola como rural não significa diminuir sua qualidade de
ensino/aprendizagem e, sim diversificar as formas e os instrumentos de
trabalho, pois é fundamental que a escola esteja preparada para atender às
diferentes demandas cotidianas, independentemente de sua localização. As
particularidades marcam diferenças profundas entre espaços escolares tanto no
campo como na cidade. Seja no campo ou na cidade todas as crianças têm o
direito de acesso à aprendizagem, bem como a escrita que se configura como
instrumento cultural construído pela humanidade, que medeia muitas relações
sociais e possibilita o acesso a práticas sociais variadas. As barreiras
encontradas na escola do campo são inúmeras, a falta de um currículo próprio que
atenda suas necessidades primordiais de uma escola do campo, o preconceito com
o meio rural e a falta de políticas públicas são alguns dos entraves, que
encontramos nos referidos espaços educacionais. Sobre a escola do campo,
podemos dizer que, foi ao longo dos períodos históricos, atribuído um lugar
marginal. Para o desenvolvimento de nosso trabalho utilizamos como instrumento a pesquisa qualitativa que nos permitirá
conhecer o perfil sociointeracional dessa população bem como os métodos de
ensino/aprendizagem utilizados pelos professores daquela instituição. Pois nos
permitirá descrever momentos significativos e problemáticos na vida dos
estudantes. Dessa forma, utilizaremos a ampla variedade de práticas
interpretativas interligadas, com o intuito de conseguir compreender melhor o
tema abordado. Como resultado o
projeto se encontra em andamento.