Universidade Federal de Mato Grosso

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES INDÍGENAS NA SEGUNDA LÍNGUA A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

1Danielle Gonçalves Sena,2Profª. Drª. Marly Augusta Lopes de Magalhães
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ORIENTADOR
daniellegsena@hotmail.com

RESUMO

Esta pesquisa é um recorte do Projeto Didática Desenvolvimental: uma organização do ensino para estudantes Xavante em Escolas Estaduais Urbanas na cidade de Barra do Garças-MT e, que está vinculado ao grupo de pesquisa, Fronteiras, Culturas, Identidades: Espaço de diálogo com povos indígenas do Araguaia/Xingu da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Vale do Araguaia. Buscamos investigar o processo de alfabetização e letramento de estudantes indígenas da etnia Xavante na segunda língua, a portuguesa, utilizando como método a Didática Desenvolvimental. Do ponto de vista teórico, o interesse pela didática desenvolvimental foi fortalecido com o estudo da teoria histórico-cultural, de Vygotsky e Davydov, pois se compreende que os conceitos e princípios teóricos discutidos por esses autores são de grande relevância, por estudarem e investigarem uma tese comum: a educação e o ensino, que exercem grande influência no desenvolvimento cognitivo do sujeito, uma vez que a educação, como processo social de mediação cultural, favorecendo suas formas de se relacionar com o conhecimento, com a realidade e com os outros. Quanto à natureza, a pesquisa será desenvolvida a partir da pesquisa do tipo básica, será elaborada a partir da abordagem qualitativa, que objetiva investigar os fenômenos educativos escolares ou fora da escola, nos diversos espaços de nossa sociedade. Para o levantamento dos dados será utilizado da pesquisa-ação, caracterizada pela estreita cooperação entre os indivíduos pesquisados e o pesquisador. Os procedimentos metodológicos utilizados serão: a observação do cotidiano de uma turma; situações orientadas de aprendizagem; formação de grupos; análise dos resultados da evolução dos estudantes, com relação ao método utilizado. A proposta da pesquisa surgiu do esforço em colaborar com o desenvolvimento sociointeracional dos estudantes, que deixam suas aldeias em busca de novas oportunidades em contextos urbanos. A respeito do esclarecido, a pesquisa busca responder a seguinte pergunta: a didática desenvolvimental pode contribuir melhor com a aprendizagem dos estudantes indígenas Xavante, visto o grande desafio com as diferenças existentes entre Língua Xavante e Língua Portuguesa? Como resultado a pesquisa se encontra em andamento.

PALAVRAS-CHAVE

Didática Desenvolvimental. Alfabetização. Letramento. Estudantes Xavante.