ALFABETIZAÇÃO
E LETRAMENTO DE ESTUDANTES
INDÍGENAS NA SEGUNDA LÍNGUA A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
1Danielle Gonçalves Sena,2Profª. Drª. Marly Augusta Lopes de Magalhães 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ORIENTADOR daniellegsena@hotmail.com
RESUMO
Esta
pesquisa é um recorte do Projeto Didática Desenvolvimental: uma organização do
ensino para estudantes Xavante em Escolas Estaduais Urbanas na cidade de Barra
do Garças-MT e, que está vinculado ao grupo de pesquisa, Fronteiras, Culturas,
Identidades: Espaço de diálogo com povos indígenas do Araguaia/Xingu da
Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Vale do Araguaia. Buscamos
investigar o processo de alfabetização e letramento de estudantes indígenas da
etnia Xavante na segunda língua, a portuguesa, utilizando como método a Didática
Desenvolvimental. Do ponto de vista teórico, o
interesse pela didática desenvolvimental foi fortalecido com o estudo da teoria
histórico-cultural, de Vygotsky e Davydov, pois se compreende que os conceitos
e princípios teóricos discutidos por esses autores são de grande relevância,
por estudarem e investigarem uma tese comum: a educação e o ensino, que exercem
grande influência no desenvolvimento cognitivo do sujeito, uma vez que a
educação, como processo social de mediação cultural, favorecendo suas formas de
se relacionar com o conhecimento, com a realidade e com os outros. Quanto à natureza, a pesquisa será desenvolvida a partir da
pesquisa do tipo básica, será elaborada a partir da abordagem qualitativa,
que objetiva investigar os fenômenos educativos escolares ou fora da escola,
nos diversos espaços de nossa sociedade. Para o levantamento dos dados será
utilizado da pesquisa-ação, caracterizada pela estreita cooperação entre os indivíduos
pesquisados e o pesquisador. Os procedimentos metodológicos utilizados serão: a
observação do cotidiano de uma turma; situações orientadas de aprendizagem; formação
de grupos; análise dos resultados da evolução dos estudantes, com relação ao
método utilizado. A proposta da pesquisa surgiu do esforço em colaborar com o
desenvolvimento sociointeracional dos estudantes, que deixam suas aldeias em
busca de novas oportunidades em contextos urbanos. A respeito do esclarecido, a
pesquisa busca responder a seguinte pergunta: a didática desenvolvimental pode
contribuir melhor com a aprendizagem dos estudantes indígenas Xavante, visto o
grande desafio com as diferenças existentes entre Língua Xavante e Língua
Portuguesa? Como resultado a
pesquisa se encontra em andamento.