Universidade Federal de Mato Grosso

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E O ENSINO-APRENDIZAGEM

1Rans Miler Pereira Dantas,2Kaique de Oliveira,3Marilene Marzari,4Valéria Márcia Queiroz
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3ORIENTADOR,4ORIENTADOR
ransmiler@gmail.com

RESUMO

Nas últimas décadas a formação continuada ganha visibilidade nas políticas públicas, principalmente na educação básica. Por meio desse processo, os profissionais da educação apropriam-se continuamente tanto da produção do conhecimento como das políticas educacionais pensadas/definidas para a educação básica. Com esse propósito o projeto de extensão, “Formação Continuada dos Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Educação”, foi estruturado para contribuir com a formação continuada dos coordenadores pedagógicos do referido município, para que se apropriem criticamente dos referenciais teórico-práticos, principalmente presentes no Documento de Referência Curricular para o Estado de Mato Grosso (DRC/MT) e recriem o processo ensino-aprendizagem. Para isso, o curso destaca as principais concepções filosóficas – Positivismo, Pragmatismo e Materialismo histórico-dialético, as diferentes perspectivas de metodologias ativas presentes no DRC/MT para a Educação Básica e de suas relações com os Projetos Político-Pedagógico (PPP) das instituições de ensino. Os encontros formativos acontecem nas dependências da Secretaria Municipal de Educação (SME), no período de maio a novembro de 2019, das 7:30 as 11h, quinzenalmente, e pautam-se em leitura de textos, discussões e produções individuais e coletivas. Os resultados sinalizam para à complexidade dessas concepções, principalmente em relação ao materialismo histórico-dialético, pouco discutido nos cursos de formação inicial e continuada; do processo de apropriação dessas concepções e da relação com a filosofia presente no PPP da instituição e com as práticas didático-pedagógicas desenvolvidas nas escolas; a superação de um ensino que enfatiza a transmissão empírica dos conteúdos e a passividade dos alunos, entre outros. Finalmente, a formação tem contribuído para que os profissionais da educação, mais especificamente os coordenadores pedagógicos, façam uma leitura mais crítica, tanto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como do Documento de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso (DRC), para evitar uma mera transposição destes documentos às práticas de ensino e aprendizagem desenvolvidas na educação básica. Para isso, é inevitável intensificar os espaços de diálogo entre a educação básica e as agências formadoras de professores para que possam investir teórico-metodologicamente em favor de uma educação mais inclusiva, humana e cidadã.

PALAVRAS-CHAVE

Curso de extensão. Formação Continuada dos Coordenadores pedagógicos. Documento de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso.