A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO
CONTINUADA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E
O ENSINO-APRENDIZAGEM
1Rans Miler Pereira Dantas,2Kaique de Oliveira,3Marilene Marzari,4Valéria Márcia Queiroz 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3ORIENTADOR,4ORIENTADOR ransmiler@gmail.com
RESUMO
Nas últimas décadas a formação continuada ganha
visibilidade nas políticas públicas, principalmente na
educação básica. Por meio desse processo, os profissionais da
educação apropriam-se continuamente tanto da produção do conhecimento como das
políticas educacionais pensadas/definidas para a educação básica. Com esse
propósito o projeto de extensão, “Formação Continuada dos Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de
Educação”, foi estruturado para contribuir com a formação continuada dos coordenadores
pedagógicos do referido município, para que se apropriem
criticamente dos referenciais teórico-práticos, principalmente presentes no Documento
de Referência Curricular para o Estado de Mato Grosso (DRC/MT) e recriem o
processo ensino-aprendizagem. Para isso, o curso destaca as principais concepções filosóficas – Positivismo, Pragmatismo e Materialismo
histórico-dialético, as diferentes perspectivas de metodologias
ativas presentes no DRC/MT para a Educação Básica e de suas relações
com os Projetos Político-Pedagógico (PPP) das instituições de ensino. Os encontros
formativos acontecem nas dependências da Secretaria Municipal de Educação (SME),
no período de maio a novembro de
2019, das 7:30 as 11h, quinzenalmente, e pautam-se em leitura de textos, discussões e
produções individuais e coletivas. Os resultados sinalizam para à complexidade dessas
concepções, principalmente em relação ao materialismo histórico-dialético,
pouco discutido nos cursos de formação inicial e continuada; do processo de
apropriação dessas concepções e da relação com a filosofia presente no PPP da
instituição e com as práticas didático-pedagógicas desenvolvidas nas escolas; a
superação de um ensino que enfatiza a transmissão empírica dos conteúdos e a
passividade dos alunos, entre outros. Finalmente, a formação tem contribuído
para que os profissionais da educação, mais especificamente os coordenadores
pedagógicos, façam uma leitura mais crítica, tanto da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) como do Documento de Referência
Curricular do Estado de Mato Grosso (DRC), para evitar uma mera transposição
destes documentos às práticas de ensino e aprendizagem desenvolvidas na
educação básica. Para isso, é inevitável intensificar os espaços de diálogo
entre a educação básica e as agências formadoras de professores para que possam
investir teórico-metodologicamente em favor de uma educação mais inclusiva,
humana e cidadã.
PALAVRAS-CHAVE
Curso de extensão. Formação Continuada dos Coordenadores pedagógicos. Documento de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso.