Universidade Federal de Mato Grosso

PÚBLICO VISITANTE DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO ARAGUAIA NO SEU PRIMEIRO ANO DE FUNCIONAMENTO

1Francielly Borges de Faria,2Maria do Socorro Moreno Gonçalves Rodrigues ,3Deimison Rodrigues Oliveira ,4Bruno Rafael de Oliveira Rocha ,5Márcia Cristina Pascotto
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5ORIENTADOR
fran_sullivan@hotmail.com

RESUMO

O Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA), assim como diversos museus de história natural, utiliza a exposição como uma forma de acesso a conhecimentos científicos. Essas exposições se dão de modo simplificado para que facilite a assimilação e a compreensão dos visitantes acerca de todos os aspectos científicos e culturais que norteiam o espaço onde ele está inserido. Além disso, visa preservar, educar e consolidar aspectos de toda a história evolutiva do planeta Terra, tornando concreta a formação do público visitante, além de contribuir de forma significativa com a educação formal, sendo na maior parte um ponto de partida para a abordagem sobre educação ambiental em várias áreas do ensino. O MuHNA possui um espaço inclusivo e totalmente adaptado para receber os mais diversos visitantes, conta com um acervo geológico, paleontológico e biológico que, associado à tecnologia, proporcionam aos visitantes um enriquecimento cultural e científico. No seu primeiro ano de funcionamento, ou seja, de junho de 2018 a maio de 2019, o MuHNA recebeu 3737 visitantes provenientes de 100 cidades e 20 estados brasileiros, bem como visitantes do Chile, México e Argentina. Mato Grosso liderou, com visitantes provenientes de 28 cidades, seguido por Goiás (n=25), São Paulo (n=15) e Rio de Janeiro (n=4). As cinco regiões brasileiras estão representadas por visitantes. O pico de visitantes ocorreu no mês de julho, época de férias escolares e temporada de praia no Araguaia, quando a cidade recebe visitantes de diferentes cidades e estados. Dessa forma, o MuHNA caracteriza-se, também, como mais um ponto turístico na cidade de Barra do Garças/MT, que movimenta, consequentemente, vários setores da cidade e atrai ainda mais turistas para a região, gerando impacto social, cultural e comercial. Até maio de 2019 foram atendidas 28 instituições de ensino, entre escolas da rede pública e privada, universidades, instituto federal e APAEs. As visitas feitas pelas escolas representam cerca de 70% do público visitante, semelhante ao que ocorre em outros museus brasileiros. Sob essas considerações, o MuHNA não pode ser visto como um espaço complementar da educação escolar, mas sim um espaço de educação científica, onde o conhecimento deve ser construído e alcançado por todos os visitantes, tendo em vista que aproxima a população de conceitos científicos e busca transmitir esses aspectos históricos de forma simples.

PALAVRAS-CHAVE

Divulgação científica. Museu de História Natural. Popularização da Ciência. Público visitante.