Universidade Federal de Mato Grosso

A perspectiva holística na integração ensino-serviço-comunidade através das ferramentas Genograma e Ecomapa.

1Beatriz Martins Holtz,2Bruno Rittielly Kosanke Ribeiro,3Maraisa Delmut Borges
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ORIENTADOR
beatriz.holtz@hotmail.com

RESUMO

A Atenção Básica orienta a acessibilidade inicial dos cidadãos ao SUS (Sistema Único de saúde), o modelo assistencial possibilita a abordagem ampla das necessidades da população sustentada em programas e ações. O conceito de saúde não se determina apenas pelo estado físico individual, para tanto, observam-se as condições sociais e econômicas do usuário. Neste contexto, estudos demonstram que o processo de humanização das práticas assistenciais deve ser prioridade para a saúde da família. Além das articulações do SUS contarem com Unidades Básicas de Saúde, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET – Saúde Interprofissionalidade) objetiva a captação familiar para estes serviços através do contato direto com a população do município de Pontal do Araguaia – MT por meio da integração ensino-serviço-comunidade. Este trabalho é um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Inicialmente, os membros do PET foram capacitados e divididos em grupos para realizarem visitas domiciliares aos usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM) e gestantes presentes nas microáreas do município. O método organizacional das ações foi composto por acadêmicos dos cursos do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, tutores e preceptores inseridos em um âmbito de Educação Interprofissional em Saúde. Posteriormente, os alunos levaram à comunidade o material necessário para estabelecer a estratificação de risco aos relativos e assistência ao público-alvo. A coleta de dados foi registrada em diário de campo e sua apresentação e discussão em grupo propiciou a troca de vivências e relatos. As informações coletadas viabilizaram a elaboração de planos terapêuticos individuais para os usuários com auxílio das ferramentas Genograma e Ecomapa. É possível constatar que os mecanismos empregados para auxiliar no método interprofissional são efetivos e trazem uma experiência positiva para os membros do programa, somada à busca por excelência no atendimento ao público. Até o momento, as atividades possibilitam a assistência de qualidade através da obtenção do panorama geral do contexto, interações com a sociedade e estrutura familiar. A utilização de Genogramas e Ecomapas valoriza a participação do sujeito e a aproximação da equipe, contribuindo para a formação de futuros profissionais com olhar holístico ao ser humano.

PALAVRAS-CHAVE

Saúde da família; Humanização; Relações Comunidade-Instituição.