A
perspectiva holística na integração ensino-serviço-comunidade através das
ferramentas Genograma e Ecomapa.
1Beatriz Martins Holtz,2Bruno Rittielly Kosanke Ribeiro,3Maraisa Delmut Borges 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ORIENTADOR beatriz.holtz@hotmail.com
RESUMO
A Atenção Básica orienta a acessibilidade
inicial dos cidadãos ao SUS (Sistema Único de saúde), o modelo assistencial
possibilita a abordagem ampla das necessidades da população sustentada em
programas e ações. O conceito de saúde não se determina apenas pelo estado
físico individual, para tanto, observam-se as condições sociais e econômicas do
usuário. Neste contexto, estudos
demonstram que o processo de humanização das práticas assistenciais deve ser
prioridade para a saúde da família. Além das articulações do SUS contarem com
Unidades Básicas de Saúde, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde
(PET – Saúde Interprofissionalidade) objetiva a captação familiar para estes
serviços através do contato direto com a população do município de Pontal do
Araguaia – MT por meio da integração ensino-serviço-comunidade. Este trabalho é
um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Inicialmente, os membros do
PET foram capacitados e divididos em grupos para realizarem visitas
domiciliares aos usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes
Mellitus (DM) e gestantes presentes nas microáreas do município. O método
organizacional das ações foi composto por acadêmicos dos cursos do Instituto de
Ciências Biológicas e da Saúde, tutores e preceptores inseridos em um âmbito de
Educação Interprofissional em Saúde. Posteriormente, os alunos levaram à
comunidade o material necessário para estabelecer a estratificação de risco aos
relativos e assistência ao público-alvo. A coleta de dados foi registrada em
diário de campo e sua apresentação e discussão em grupo propiciou a troca de vivências
e relatos. As informações coletadas viabilizaram a elaboração de planos
terapêuticos individuais para os usuários com auxílio das ferramentas Genograma
e Ecomapa. É possível constatar que os mecanismos empregados para auxiliar no
método interprofissional são efetivos e trazem uma experiência positiva para os
membros do programa, somada à busca por excelência no atendimento ao público. Até
o momento, as atividades possibilitam a assistência de qualidade através da
obtenção do panorama geral do contexto, interações com a sociedade e estrutura
familiar. A utilização de Genogramas e Ecomapas valoriza a participação do sujeito
e a aproximação da equipe, contribuindo para a formação de futuros
profissionais com olhar holístico ao ser humano.
PALAVRAS-CHAVE
Saúde da família; Humanização; Relações Comunidade-Instituição.