Universidade Federal de Mato Grosso

FÓRUM DAS LICENCIATURAS DO ARAGUAIA 2018: relato de experiência

1Mauro José de Souza,2Egeslaine de Nez,3Warley Carlos de Souza
1OUTROS,2OUTROS,3OUTROS
maurimsouza@gmail.com

RESUMO

Introdução
Desde abril de 2018, alguns professores e estudantes das Licenciaturas do Campus Universitário do Araguaia (CUA), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizaram reuniões periódicas, a partir do interesse inicial em discutir mudanças curriculares no Estágio Supervisionado. Tendo em vista a necessidade de ampliar o debate necessário no campo educacional e que não atendesse apenas o eixo central geralmente definido para a realização dos fóruns, tais encontros passaram a englobar outros temas de interesse, dando origem a um projeto permanente. Buscando formalizar estas ações, foi criado um Programa de Extensão intitulado: “Formação de professores: diálogos entre a universidade e a educação básica”, no qual se vincularam inicialmente os projetos: “Licenciatura em debate: formação continuada de docentes UFMT/CUA.” e “Fórum das Licenciaturas do Araguaia”. Este programa tem como finalidade e justificativa criar espaços de interlocução entre o conhecimento produzido na universidade e as demandas da Educação Básica, com foco na qualificação de seus egressos e na formação permanente de professores atuantes nos diferentes níveis de ensino na cidade e região. O Fórum das Licenciaturas é uma das ações extensionistas desse programa, e resgata estes objetivos com a intenção de promover discussões sobre temas relacionados às licenciaturas UFMT/CUA, estimulando a produção científica na região do médio Araguaia. O Fórum das Licenciaturas do Araguaia 2018 ocorreu no período de 12, 13 e 14 de novembro, e enfoque deste trabalho é relatar as experiências vivenciadas neste evento acadêmico.
Objetivos
O Fórum de Licenciaturas do Araguaia 2018 representa um espaço de interlocução acadêmica sobre a formação inicial e continuada de professores, que tem como objetivo fomentar discussões críticas que envolvam as principais temáticas e discussões emergentes nas licenciaturas em Biologia, Educação Física, Física, Geografia, Letras, Matemática e Química do Campus Universitário do Araguaia (CUA), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Este lócus de discussão, permeado de sentidos e significados presentes nos contextos políticos, sociais e culturais que afetam diretamente o campo de ação efetiva dessas licenciaturas, pretende diminuir as lacunas existentes entre a formação inicial e o efetivo exercício profissional no âmbito das licenciaturas elencadas, promovendo uma aproximação entre Universidade e Educação Básica. Este estudo dedica-se a relatar a experiência do Fórum das Licenciaturas, ocorrido na UFMT/CUA em novembro de 2018.
Metodologia e resultados do processo
O evento, que teve como tema a “Formação de professores: diálogos entre a universidade e a educação básica”, foi realizado entre 12 e 14 de novembro de 2018 e se estabeleceu como um momento culminante das discussões sobre as demandas e necessidades percebidas nos cursos de Licenciatura que integram o CUA/UFMT pelos membros do fórum permanente. A pretensão foi favorecer uma aproximação entre universidade e Educação Básica, facilitando o intercâmbio de proposições, ações e articulações no sentido de garantir uma maior e mais qualificada significação, tanto para a formação inicial quanto para a formação continuada de docentes e discentes vinculados a este contexto. Compreendendo que estas discussões não se findam na comunidade universitária, o pioneirismo deste evento ocorre ainda no sentido de possibilitar que outros educadores, gestores e estudantes de graduação e do Ensino Médio da região, contribuam para o aperfeiçoamento dos cursos de formação de professores para a Educação Básica, nas várias áreas presentes no Campus. Neste sentido o Fórum, para além de promover conferências e mesas temáticas, abre espaço para a exposição de relatos de pesquisas e experiências docentes e discentes, apresentados através de rodas de conversas em quatro eixos norteadores: Saberes e Práticas Docentes, Inclusão Escolar, Políticas de Currículo e Políticas Públicas e Gestão na Educação. Parte-se do pressuposto que estes quatro eixos abarcam o amplo contexto de discussão pertinente às licenciaturas, descritos a seguir. A primeira área denomina-se “Saberes e práticas docentes”. Neste eixo serão priorizadas reflexões acerca dos diferentes saberes docentes, bem como os processos de aprendizagem e identidade docente. São conteúdos deste eixo: os processos de evasão escolar, práticas de ensino e avaliação, formação inicial e continuada, e ainda o estágio supervisionado. A segunda linha de estudo intitula-se “Inclusão escolar”, que pretende discutir a inclusão como prática social e as possibilidades de aprendizagem relacionadas a grupos ditos minoritários, como, por exemplo: a pessoa com deficiência, o indígena e outros. Busca ainda problematizar questões de gênero, raça e direitos humanos. Uma terceira vertente de estudo tem no currículo seu foco, intitulando-se “Políticas de Currículo”. Neste eixo, serão priorizadas reflexões acerca das reformas curriculares, planejamento, conhecimento, cultura e cotidiano escolar. Entendendo que nenhuma área de discussão se apresenta descolada da outra, mas de maneira indissociável e em permanente tensão, sobretudo considerando seus determinantes políticos que suscitam relações de poder e determinação, elencamos o quarto eixo de discussão: “Políticas públicas e gestão da Educação”, no qual serão discutidas questões ligadas a financiamento, carreira docente e as diferentes interfaces que impactam a gestão educacional. Levando em consideração a metodologia de um fórum, que é um espaço utilizado como cenário de intercâmbio entre pessoas que desejam discutir sobre problemas específicos, foram convidados a participar desse momento profissionais vinculados ao ensino público e privado da cidade e região. Esses tiveram no Fórum um espaço para reflexão sobre suas práticas, estimulando a produção acadêmica e científica. No total, este evento contou com 727 participantes, distribuídos nas seguintes categorias: 25 estudantes de Pós-Graduação; 415 estudantes da graduação; 16 estudantes da Educação Básica; 191 profissionais da Educação Básica; 57 professores/pesquisadores; entre outros. Com relação a parte científica, foram submetidos ao evento 145 resumos, apresentados em forma de rodas de conversas em seus respectivos eixos de submissão, sendo 72 no eixo Saberes e Práticas Docentes; 25 nas Políticas de Currículo, 34 para a Inclusão Escolar e 14 no eixo Políticas Públicas e Gestão na Educação. Em paralelo e como parte da programação do Fórum das Licenciaturas 2018 ocorreram projetos voltados para a vivência estudantil e/ou para a divulgação cultural, tais como: encontro de estudantes com a Pesquisa e a Inovação em Educação (que acolheu apresentações e discussões dos trabalhos dos estudantes nas rodas de conversas), entrega de placas de homenagens a estudantes e professores da Educação Básica; além de atividades culturais como: encontro com a Arte e Cultura Popular com recital de piano e a mostra de talentos universitários. Entre inúmeros resultados alcançados, destaca-se a necessidade de interlocução permanente entre a universidade e a Educação Básica como fomento para a melhoria na qualidade do ensino da região do médio Araguaia. Acrescenta-se a isso a intenção de deliberar a respeito de temáticas relevantes ao processo de formação docente, com vistas a reflexões pertinentes sobre a importância da formação inicial e continuada. Os resultados sinalizam, portanto, a necessidade de interlocução permanente entre a universidade e a Educação Básica, além disso, motivaram ações concretas visando a melhoria na qualidade do ensino da região do médio Araguaia.
Considerações finais
Diante do cenário de sucateamento e precarização da educação na atualidade, a possibilidade de abertura de espaços de interlocução representa em si uma forma de enfrentamento e resistência. Nesse sentido, as rodas de conversa se consolidaram como espaços de discussão crítica e problematização das contradições advindas desta realidade, construindo reflexões sobre os fundamentos teóricos e práticos das áreas do conhecimento das licenciaturas em seu contexto sócio histórico. Assim, buscou congregar acadêmicos, docentes, egressos, professores, servidores da Educação Básica, além da comunidade em geral, criando um espaço de diálogo entre estes profissionais. Esta proximidade se torna condição essencial para preservar o ideal de uma educação mais autônoma e compromissada com a formação para a cidadania, amalgamando aspirações de uma educação mais qualificada, face à explicitação de entraves políticos, econômicos e culturais que insistem em dificultar este anseio. As produções teóricas presentes no evento constituem, por si próprias, elementos de resistência ao atual momento histórico e político que vive nosso país, e ratificam a necessidade de um permanente diálogo entre os diferentes segmentos que integram a formação profissional para a docência.
Referência:
PROGRAMA DE EXTENSÃO Formação de professores: diálogos entre a universidade e a educação básica. UFMT. 2018. Disponível em: https://sistemas.ufmt.br/ufmt.siex/Comum/Programa/Detalhes?programaUID=506. Acesso em: 10 jun. 2019.

PALAVRAS-CHAVE

Formação Docente. Licenciaturas. Fórum permanente.