PET – Saúde: Trabalho multiprofissional em saúde
na graduação – relato de experiência
1Vanessa Liones Da Costa,2Vanessa Liones Da Costa,3Paulo Yuri da Silva e Silva,4Tayla Quéren dos Santos Basso,5Patricia Fernandes Massmann,6Fabiana Morandi Jordao 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ORIENTADOR,6ORIENTADOR vanessaliones@hotmail.com
RESUMO
O Programa de Educação
pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) foi desenvolvido com o intuito de
realizar ações para ampliar a formação profissional em saúde, com maior
integração entre o ensino, serviço e comunidade, tendo foco no desenvolvimento
do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir dos elementos teóricos e
metodológicos da Educação Interprofissional (EIP), atuando no âmbito da saúde
familiar e atenção básica em populações específicas. O objetivo do estudo é
relatar a percepção da influência do trabalho multiprofissional e seus efeitos
no processo de formação. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por
três estudantes da área da saúde, sendo, Enfermagem, Educação Física e
Biomedicina, junto ao PET-Saúde, realizado em articulação com o Campus universitário
do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso e o SUS por meio da
Secretaria Municipal de Saúde do Pontal do Araguaia/ MT. Os acadêmicos
desenvolveram atividades do projeto em conjunto com tutores e preceptores executando
ações como visitas domiciliares, construção de genogramas e ecomapas,
participando de minicursos, capacitação e reuniões internas, tendo o público
alvo nas visitas pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus
e gestantes. O trabalho multidisciplinar dentro da graduação proporcionou aos
estudantes uma visão mais ampliada e diversificada do funcionamento da rede SUS
o que possibilitou visualizar a fragmentação das unidades curriculares dos
cursos de graduação. Permitiu refletir sobre a atuação profissional, pois
frente aos diferentes contextos que envolvem as famílias visitadas, tornou-se
possível observar os inúmeros aspectos do indivíduo e como podem influenciar a
saúde, sendo esses biológicos, psicológicos, mentais, econômicos e sociais. Concluímos
que a vivência proporcionada por meio do programa foi de fundamental
importância, e apresenta um modelo para o trabalho em equipe que seja integrado
e articulado, onde o principal foco é o bem estar e a qualidade de vida do
indivíduo. Este modelo é um importante instrumento que deve servir de referência para a
formação dos profissionais de saúde, ampliando seus conhecimentos com vivências
que possam envolver outras áreas de conhecimento.