Universidade Federal de Mato Grosso

PET – Saúde: Trabalho multiprofissional em saúde na graduação – relato de experiência

1Vanessa Liones Da Costa,2Vanessa Liones Da Costa,3Paulo Yuri da Silva e Silva,4Tayla Quéren dos Santos Basso,5Patricia Fernandes Massmann,6Fabiana Morandi Jordao
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ORIENTADOR,6ORIENTADOR
vanessaliones@hotmail.com

RESUMO

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) foi desenvolvido com o intuito de realizar ações para ampliar a formação profissional em saúde, com maior integração entre o ensino, serviço e comunidade, tendo foco no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir dos elementos teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional (EIP), atuando no âmbito da saúde familiar e atenção básica em populações específicas. O objetivo do estudo é relatar a percepção da influência do trabalho multiprofissional e seus efeitos no processo de formação. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por três estudantes da área da saúde, sendo, Enfermagem, Educação Física e Biomedicina, junto ao PET-Saúde, realizado em articulação com o Campus universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso e o SUS por meio da Secretaria Municipal de Saúde do Pontal do Araguaia/ MT. Os acadêmicos desenvolveram atividades do projeto em conjunto com tutores e preceptores executando ações como visitas domiciliares, construção de genogramas e ecomapas, participando de minicursos, capacitação e reuniões internas, tendo o público alvo nas visitas pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus e gestantes. O trabalho multidisciplinar dentro da graduação proporcionou aos estudantes uma visão mais ampliada e diversificada do funcionamento da rede SUS o que possibilitou visualizar a fragmentação das unidades curriculares dos cursos de graduação. Permitiu refletir sobre a atuação profissional, pois frente aos diferentes contextos que envolvem as famílias visitadas, tornou-se possível observar os inúmeros aspectos do indivíduo e como podem influenciar a saúde, sendo esses biológicos, psicológicos, mentais, econômicos e sociais. Concluímos que a vivência proporcionada por meio do programa foi de fundamental importância, e apresenta um modelo para o trabalho em equipe que seja integrado e articulado, onde o principal foco é o bem estar e a qualidade de vida do indivíduo. Este modelo é um importante instrumento que deve servir de referência para a formação dos profissionais de saúde, ampliando seus conhecimentos com vivências que possam envolver outras áreas de conhecimento.

PALAVRAS-CHAVE

PET- saúde, relato de experiência, SUS