LER, INTERPRETAR E PRODUZIR TEXTOS: PROBLEMAS ANTIGOS QUE NÃO
ABANDONAM A CONTEMPORANEIDADE DA SALA DE AULA - ALGUMAS
REFLEXÕES EMBASADAS EM ESTUDOS DE IRANDÉ ANTUNES E MARIA
HELENA MARTINS
1MÁRCIO PINHEIRO MACIEL,2Cristhiane Vieira de Jesus Linos ,3LUANA CRISTINA GALDINO FERNANDES,4LARISSA SOUZA MACEDO,5MARIA CLAUDINO DA SILVA BRITO 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2OUTROS,3MONITOR,4OUTROS,5ORIENTADOR marciopmaciel@gmail.com
RESUMO
Este
estudo trata de uma questão que vem, há muito tempo, causando sérios prejuízos
ao ensino-aprendizagem, que são as dificuldades encontradas por alunos do Ensino
Fundamental em ler, interpretar e produzir textos; tendo em vista que, muitas
vezes, as aulas de Língua Portuguesa já não conseguem abarcar as necessidades
vigentes, uma vez que elas são apenas conhecimentos de regras gramaticais. O
texto é composto por partes é a compreensão delas, implica também no
aprimoramento da escrita. O desenvolvimento da leitura é sem dúvida de
fundamental importância para aquisição do conhecimento. A pesquisa evidenciou
os níveis de leituras, propostos por Martins (1985), o significado das
tipologias e dos gêneros textuais, bem como o posicionamento de alguns autores
em relação ao que é leitura e as aulas de Língua Portuguesa que são fundamentos
básicos desse trabalho. Também, podemos acrescentar outras bibliografias que
contribuíram para a elaboração desse trabalho, como é o caso dos estudos
realizado por Antunes (2003), Freire (1989), Koch (2003), entre outros. Em
relação à metodologia, este estudo realiza uma pesquisa qualitativa, de caráter
básico, tendo como balizamento teórico o estudo de cunho bibliográfico. O que
se pretende deixar explícito, por meio das reflexões contidas nesta pesquisa
bibliográfica, é a necessidade de mudanças nas metodologias de ensino aplicadas
nas escolas, no que se refere à aula de Língua Portuguesa, deixando de lado
práticas comuns e tradicionais, como por exemplo, o ensino aprofundado da
gramática, em detrimento de outros conhecimentos elementares à vida útil do
aluno como cidadão, como, por exemplo, a realização das aulas de leitura, escrita
e interpretação de texto, para que os alunos possam ter gosto pela Linguagem.
Por outro lado, é bom ressaltar, que se faz necessário o estudo da gramática
nas escolas, afinal não existe língua que não tenha suas regras. Assim, dos
estudos realizados, compreende-se que, sendo a Linguagem, base de essência
humana, deve ser desenvolvida em aulas de Língua Portuguesa, por meio do
fortalecimento da leitura e, consequentemente, da compreensão e interpretação,
visando-se à formação de sujeitos participantes da sociedade onde estão
inseridos. Além disso, há que se observar a importância de metodologias de
ensino que deixem de lado as aulas cansativas de gramática, memorização de
regras e frases soltas, que pouco contribuem para o aprimoramento da leitura e
da escrita do aluno.