Universidade Federal de Mato Grosso

LER, INTERPRETAR E PRODUZIR TEXTOS: PROBLEMAS ANTIGOS QUE NÃO ABANDONAM A CONTEMPORANEIDADE DA SALA DE AULA - ALGUMAS REFLEXÕES EMBASADAS EM ESTUDOS DE IRANDÉ ANTUNES E MARIA HELENA MARTINS

1MÁRCIO PINHEIRO MACIEL,2Cristhiane Vieira de Jesus Linos ,3LUANA CRISTINA GALDINO FERNANDES,4LARISSA SOUZA MACEDO,5MARIA CLAUDINO DA SILVA BRITO
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2OUTROS,3MONITOR,4OUTROS,5ORIENTADOR
marciopmaciel@gmail.com

RESUMO

Este estudo trata de uma questão que vem, há muito tempo, causando sérios prejuízos ao ensino-aprendizagem, que são as dificuldades encontradas por alunos do Ensino Fundamental em ler, interpretar e produzir textos; tendo em vista que, muitas vezes, as aulas de Língua Portuguesa já não conseguem abarcar as necessidades vigentes, uma vez que elas são apenas conhecimentos de regras gramaticais. O texto é composto por partes é a compreensão delas, implica também no aprimoramento da escrita. O desenvolvimento da leitura é sem dúvida de fundamental importância para aquisição do conhecimento. A pesquisa evidenciou os níveis de leituras, propostos por Martins (1985), o significado das tipologias e dos gêneros textuais, bem como o posicionamento de alguns autores em relação ao que é leitura e as aulas de Língua Portuguesa que são fundamentos básicos desse trabalho. Também, podemos acrescentar outras bibliografias que contribuíram para a elaboração desse trabalho, como é o caso dos estudos realizado por Antunes (2003), Freire (1989), Koch (2003), entre outros. Em relação à metodologia, este estudo realiza uma pesquisa qualitativa, de caráter básico, tendo como balizamento teórico o estudo de cunho bibliográfico. O que se pretende deixar explícito, por meio das reflexões contidas nesta pesquisa bibliográfica, é a necessidade de mudanças nas metodologias de ensino aplicadas nas escolas, no que se refere à aula de Língua Portuguesa, deixando de lado práticas comuns e tradicionais, como por exemplo, o ensino aprofundado da gramática, em detrimento de outros conhecimentos elementares à vida útil do aluno como cidadão, como, por exemplo, a realização das aulas de leitura, escrita e interpretação de texto, para que os alunos possam ter gosto pela Linguagem. Por outro lado, é bom ressaltar, que se faz necessário o estudo da gramática nas escolas, afinal não existe língua que não tenha suas regras. Assim, dos estudos realizados, compreende-se que, sendo a Linguagem, base de essência humana, deve ser desenvolvida em aulas de Língua Portuguesa, por meio do fortalecimento da leitura e, consequentemente, da compreensão e interpretação, visando-se à formação de sujeitos participantes da sociedade onde estão inseridos. Além disso, há que se observar a importância de metodologias de ensino que deixem de lado as aulas cansativas de gramática, memorização de regras e frases soltas, que pouco contribuem para o aprimoramento da leitura e da escrita do aluno.

PALAVRAS-CHAVE

: Leitura. Interpretação. Produção de textos.