1Wallace Turra,2Cainá Emanuela de Aquino Mamedes,3Cristiane Gabrielly Dallabrida,4Eduardo Silva Carvalho,5Marcos José Souza Siebert 1OUTROS,2OUTROS,3OUTROS,4OUTROS,5OUTROS wallacefronza@hotmail.com
RESUMO
Uma
das etapas mais importantes da residência é quando o acadêmico vai colocar em
prática o que foi elaborado na teoria, é ali onde as divergências e eventuais
problemas irão ditar o ritmo do projeto. A relação entre aluno e residente é de
certa forma uma linha tênue que se rompida ou abalada pode dificultar o
andamento da aula. Devemos estar preparados para conciliar o que foi programado
em teoria e o que vai ser apresentado em pratica. Quanto mais ciente o
residente estiver de que essas duas diretrizes estão sujeitas a enfrentar
problemáticas e atritos, mais preparado o mesmo estará dentro de sala de aula e
quadra. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a relação entre
teoria e pratica vivida por um grupo de acadêmicos dentro do programa de residência
pedagógica, salientando suas experiencias juntamente ao grupo no preparo de
aulas e no contato direto com os alunos, destacando problemas e soluções. Para tanto foram aplicados dois instrumentos de
avaliação, sendo eles, uma avaliação formal em grupo de cada residente e uma
entrevista semiestruturada. Foram 5 membros analisados, todos pertencentes ao
curso de Educação Física e situados na Escola Estadual Norberto Schwantes em
Barra do Garças, Mato Grosso. Os resultados apontam que todos
os acadêmicos relataram grandes divergências por parte do que era programado em
encontros e reuniões, do que realmente aconteceu nas aulas, as maiores
dificuldades encontradas estão relacionadas a motivação dos alunos em praticar
as atividades, as condições dos materiais didáticos e do espaço físico (quadra
e sala), também foi relatado problemas de relacionamento entre residentes e
escola, isso por parte da administração, juntamente com problemas em conteúdo
programado, no qual não foi possível desenvolver por falta de preparo/ ou
conhecimento. A solução para parte desses problemas foi sempre mantes um
diálogo aberto e direto com todos os envolvidos e também preparar mais
atividades das quais possam utilizar adaptações em materiais e buscar sempre
meios de motivação para os alunos. Foi
possível identificar que essa reação entre teoria e pratica envolve muito mais
detalhes que são desconsiderados na maioria das vezes, mas que colocando sempre
os fatos em questão, tudo pode sair bem. Deve também se incentivar o maior
desenvolvimento de pesquisa nesse campo.