Universidade Federal de Mato Grosso

TEORIA E PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

1Wallace Turra,2Cainá Emanuela de Aquino Mamedes,3Cristiane Gabrielly Dallabrida,4Eduardo Silva Carvalho,5Marcos José Souza Siebert
1OUTROS,2OUTROS,3OUTROS,4OUTROS,5OUTROS
wallacefronza@hotmail.com

RESUMO

Uma das etapas mais importantes da residência é quando o acadêmico vai colocar em prática o que foi elaborado na teoria, é ali onde as divergências e eventuais problemas irão ditar o ritmo do projeto. A relação entre aluno e residente é de certa forma uma linha tênue que se rompida ou abalada pode dificultar o andamento da aula. Devemos estar preparados para conciliar o que foi programado em teoria e o que vai ser apresentado em pratica. Quanto mais ciente o residente estiver de que essas duas diretrizes estão sujeitas a enfrentar problemáticas e atritos, mais preparado o mesmo estará dentro de sala de aula e quadra. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a relação entre teoria e pratica vivida por um grupo de acadêmicos dentro do programa de residência pedagógica, salientando suas experiencias juntamente ao grupo no preparo de aulas e no contato direto com os alunos, destacando problemas e soluções. Para tanto foram aplicados dois instrumentos de avaliação, sendo eles, uma avaliação formal em grupo de cada residente e uma entrevista semiestruturada. Foram 5 membros analisados, todos pertencentes ao curso de Educação Física e situados na Escola Estadual Norberto Schwantes em Barra do Garças, Mato Grosso. Os resultados apontam que todos os acadêmicos relataram grandes divergências por parte do que era programado em encontros e reuniões, do que realmente aconteceu nas aulas, as maiores dificuldades encontradas estão relacionadas a motivação dos alunos em praticar as atividades, as condições dos materiais didáticos e do espaço físico (quadra e sala), também foi relatado problemas de relacionamento entre residentes e escola, isso por parte da administração, juntamente com problemas em conteúdo programado, no qual não foi possível desenvolver por falta de preparo/ ou conhecimento. A solução para parte desses problemas foi sempre mantes um diálogo aberto e direto com todos os envolvidos e também preparar mais atividades das quais possam utilizar adaptações em materiais e buscar sempre meios de motivação para os alunos. Foi possível identificar que essa reação entre teoria e pratica envolve muito mais detalhes que são desconsiderados na maioria das vezes, mas que colocando sempre os fatos em questão, tudo pode sair bem. Deve também se incentivar o maior desenvolvimento de pesquisa nesse campo.

PALAVRAS-CHAVE

Residência Pedagógica; UFMT; Teoria e Prática.