Universidade Federal de Mato Grosso

Corpo, Capoeira e Estudos Culturais Físicos: notas autoetnográficas de uma ginga feminina

1Pâmela Figueredo Barbosa de Araújo,2Mauro José de Souza,3Vitor Hugo Marani
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ORIENTADOR,3DOUTORANDO
pamela.amazonas25@gmail.com

RESUMO

Este resumo apresenta relato autoetnográfico acerca das minhas experiências corporais junto ao Grupo Abadá Capoeira do Vale do Araguaia, buscando problematizar como tais experiências contribuíram para a constituição da minha subjetividade. Para tanto, utilizei das contribuições dos Estudos Culturais Físicos – abordagem remanescente de países de língua inglesa que parte dos Estudos Culturais – que se preocupa em investigar as relações entre corpo, cultura física e poder. Metodologicamente, a pesquisa foi estruturada a partir do exercício reflexivo de escrita das minhas trajetórias na capoeira, com destaque, para as relações de gênero que atravessam essa manifestação da cultura física brasileira. Daí foi possível rememorar episódios que integraram meu percurso no referido do Grupo de Capoeira que, outrora, não haviam sido questionados e que, nesse momento, ganham contornos atentos a partir das novas leituras sobre gênero e relações de poder permeadas por dimensões políticas, sociais, econômicas e culturais nas quais corpos se movem. Das minhas narrativas e do exercício de leitura e questionamento constante foram destacadas dimensões que emergiram no texto com mais ênfase em detrimento de outras, o que levou à construção de categorias que demarcam a construção da minha subjetividade feminina na capoeira. Dentre as categorias estão: a) acapoeira tradicional e sua predominância masculina; b) a influência da figura feminina na família na prática da capoeira; c) a presença da imagem feminina no direcionamento das aulas como construção da autonomia e do engajamento feminino; d) o Encontro Feminino de Capoeira e discussões voltadas para as dificuldades e conquistas da mulher na capoeira; e) a representatividade feminina dentro do grupo Abadá Capoeira; f) a música e as representações da mulher; g) a construção da identidade da mulher dentro da cultura afro-brasileira. A partir das categorias apresentadas, serão realizadas discussões que visam desconstruir representações do corpo feminino que se tornaram naturais, ao longo da história, no interior da capoeira. Por fim, a continuidade dessa pesquisa ocorrerá a partir da elaboração de intervenções pedagógicas que visem problematizar pedagogicamente tais questões na escola, em especial, nas aulas de educação física, o que fornecerá subsídios teórico-metodológicos que possam orientar a compreensão das relações entre corpo, gênero e capoeira.

PALAVRAS-CHAVE

Cultura Física; Gênero; Educação Física