Corpo, Capoeira e Estudos Culturais Físicos: notas autoetnográficas de uma ginga feminina
1Pâmela Figueredo Barbosa de Araújo,2Mauro José de Souza,3Vitor Hugo Marani 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ORIENTADOR,3DOUTORANDO pamela.amazonas25@gmail.com
RESUMO
Este resumo apresenta relato autoetnográfico acerca
das minhas experiências corporais junto ao Grupo Abadá Capoeira do Vale do
Araguaia, buscando problematizar como tais experiências contribuíram para a
constituição da minha subjetividade. Para tanto, utilizei das contribuições dos
Estudos Culturais Físicos – abordagem remanescente de países de língua inglesa que parte dos Estudos Culturais –
que se preocupa em investigar as relações entre corpo, cultura física e poder.
Metodologicamente, a pesquisa foi estruturada a partir do exercício reflexivo
de escrita das minhas trajetórias na capoeira, com destaque, para as relações
de gênero que atravessam essa manifestação da cultura física brasileira. Daí
foi possível rememorar episódios que integraram meu percurso no referido do Grupo de Capoeira que,
outrora, não haviam sido questionados e que, nesse momento, ganham contornos
atentos a partir das novas leituras sobre gênero e relações de poder permeadas
por dimensões políticas, sociais, econômicas e
culturais nas quais corpos se movem.
Das minhas
narrativas e do exercício de leitura e questionamento constante foram destacadas dimensões que emergiram no texto com mais ênfase
em detrimento de outras, o que levou à construção de categorias que demarcam a
construção da minha subjetividade feminina na capoeira. Dentre as categorias
estão: a) acapoeira
tradicional e sua predominância masculina; b) a influência da figura
feminina na família na prática da capoeira; c) a presença da imagem feminina no
direcionamento das aulas como construção da autonomia e do engajamento
feminino; d) o Encontro Feminino de Capoeira e discussões voltadas para as
dificuldades e conquistas da mulher na capoeira; e) a representatividade
feminina dentro do grupo Abadá Capoeira; f) a música e as representações da
mulher; g) a construção da identidade da mulher dentro da cultura
afro-brasileira. A partir
das categorias apresentadas, serão realizadas discussões que visam desconstruir
representações do corpo feminino que se tornaram naturais, ao longo da
história, no interior da capoeira. Por fim, a continuidade dessa pesquisa
ocorrerá a partir da elaboração de intervenções pedagógicas que visem
problematizar pedagogicamente tais questões na escola, em especial, nas aulas
de educação física, o que fornecerá subsídios teórico-metodológicos que possam
orientar a compreensão das relações entre corpo, gênero e capoeira.