RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APROXIMAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE
ESCOLAR, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
1Gracielly da Silva Francisco Marcondes,2Sara Vaz de Souza 1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA gracimarcondes@gmail.com
RESUMO
O
estudo objetiva apresentar o desenvolvimento do Programa de Residência
Pedagógica (PRP) na formação de professores de Educação Física. Orienta-se na
pesquisa para obter a compreensão do ideário pedagógico que trabalha
diretamente com os desafios emergentes no quotidiano escolar que frente ao
período moderno e o avanço tecnológico se apresenta cada vez mais
diversificado, trazendo consequências com as transformações históricas sociais
que desencadeiam o surgimento de novas ansiedades no campo educacional, fato
que demonstra a necessidade da pesquisa acadêmica com a finalidade de
compreender as estratégias pedagógicas assumidas pelas instituições de ensino,
por exemplo, o PRP que resignifica a formação inicial de professores,
proporcionando aos residentes oportunidade ímpar de operarem diretamente em seu
futuro local de trabalho, ou seja, na escola campo. A
metodologia partiu da pesquisa bibliográfica ocorrendo a promoção da
ambientação, observação, preparação e planejamento. O texto se enquadra no viés qualitativo de
investigação, devido responder ao objetivo de compreender e interpretar o
panorâmico escolar com a experiência apresentada. Espera-se alcançar a compreensão da aproximação entre a comunidade
escolar e a universidade e a partir do suporte teórico-metodológico
proporcionado, a reflexão sobre a união entre o mundo acadêmico e a dimensão
escolar. Concluímos que o PRP é
fundamental na formação dos licenciandos na docência devido ao aporte formativo estrutural,
intelectual e afetivo oferecido ao residente. Compreende-se que as aulas devem
preocupar-se em contribuir com o desenvolvimento das capacidades gerais do
sujeito influenciando o ensino humanizado e o desenvolvimento dos valores
étnicos e morais.
PALAVRAS-CHAVE
Programa de Residência Pedagógica. Formação de professores. Ideário pedagógico.