Universidade Federal de Mato Grosso

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APROXIMAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE ESCOLAR, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

1Gracielly da Silva Francisco Marcondes,2Sara Vaz de Souza
1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
gracimarcondes@gmail.com

RESUMO

O estudo objetiva apresentar o desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação de professores de Educação Física. Orienta-se na pesquisa para obter a compreensão do ideário pedagógico que trabalha diretamente com os desafios emergentes no quotidiano escolar que frente ao período moderno e o avanço tecnológico se apresenta cada vez mais diversificado, trazendo consequências com as transformações históricas sociais que desencadeiam o surgimento de novas ansiedades no campo educacional, fato que demonstra a necessidade da pesquisa acadêmica com a finalidade de compreender as estratégias pedagógicas assumidas pelas instituições de ensino, por exemplo, o PRP que resignifica a formação inicial de professores, proporcionando aos residentes oportunidade ímpar de operarem diretamente em seu futuro local de trabalho, ou seja, na escola campo. A metodologia partiu da pesquisa bibliográfica ocorrendo a promoção da ambientação, observação, preparação e planejamento. O texto se enquadra no viés qualitativo de investigação, devido responder ao objetivo de compreender e interpretar o panorâmico escolar com a experiência apresentada. Espera-se alcançar a compreensão da aproximação entre a comunidade escolar e a universidade e a partir do suporte teórico-metodológico proporcionado, a reflexão sobre a união entre o mundo acadêmico e a dimensão escolar. Concluímos que o PRP é fundamental na formação dos licenciandos na docência  devido ao aporte formativo estrutural, intelectual e afetivo oferecido ao residente. Compreende-se que as aulas devem preocupar-se em contribuir com o desenvolvimento das capacidades gerais do sujeito influenciando o ensino humanizado e o desenvolvimento dos valores étnicos e morais.  

PALAVRAS-CHAVE

Programa de Residência Pedagógica. Formação de professores. Ideário pedagógico.