Estudo de evidências evolutivas nas peças do acervo do museu para ensinar evolução
1Renan Sales de Araujo,2Bruno Freitas de Sousa Silva,3Elivânia Maria da Silva,4Márcia Cristina Pascotto 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3OUTROS,4ORIENTADOR renansalesaraujo@hotmail.com
RESUMO
A
evolução refere-se a qualquer variação na constituição genética de uma
população; ou seja, esses fatores genéticos interferem na fecundidade e na
sobrevivência entre os indivíduos, sendo que a mudança evolutiva acontece
através da seleção natural. Os indivíduos que forem beneficiados com essas
novidades genética os capacitam a alcançar taxas mais altas de reprodução, e,
consequentemente, deixam mais descendentes, e assim os novos genes tendem a
aumentar na população. Portanto, a capacidade de um indivíduo se reproduzir com
êxito é denominado ajustamento evolutivo. Esta aula
teve como objetivos explicar aos estudantes de ensino fundamental como a
evolução, de fato, atua no meio, buscando destacar as principais etapas que são
fundamentais para ocorrência dos mecanismos evolutivos. A aula foi ministrada utilizando-se
do acervo em exposição no Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA), onde o
Programa Residência Pedagógica (PRP) de Biologia atua. Antes da visita ao museu,
foi aplicado um questionário em sala de aula, com duas perguntas sobre o
conteúdo de evolução (O que é evolução? Como ela ocorre?) e recolhido ao final
da explanação. Na seção de paleontologia, ocorreu uma breve contextualização
sobre alguns processos evolutivos como, por exemplo, mutação genética, seleção
natural, deriva genética e, em seguida, apresentados alguns exemplares fósseis
de mesossaurídeos e bivalves, principalmente, para evidenciar nos tetrápodes atuais
a ocorrência da coluna vertebral; as patas com cinco dedos; aumento do focinho,
sendo uma característica também evidenciada nos primeiros tetrápodes que ocuparam
a terra. Na sequência, os estudantes passaram para a seção de zoologia para
observarem exemplares da fauna atual de invertebrados e vertebrados, onde observaram
uma variedade de espécies; sendo que essa diversificação foi devido a
maquinaria evolutiva. Nessa seção, foram discutidas questões de variações intra
e interespecíficas dos diferentes grupos de vertebrados terrestres. Ao término
da explicação, os alunos responderam às mesmas questões aplicadas anteriormente.
Verificou-se que, após as explicações propostas, os estudantes conseguiram responder
as mesmas perguntas com maior grau de acerto. Portanto, observou-se que, antes da aula, os alunos não possuíam
um conhecimento assertivo sobre evolução, porém, com a explanação do conteúdo e
as observações realizadas no museu, os alunos conseguiram entender as principais
etapas evolutivas que ocorrem dentro da evolução.
PALAVRAS-CHAVE
Evolução. Fósseis. Programa Residência Pedagógica.