Universidade Federal de Mato Grosso

Estudo de evidências evolutivas nas peças do acervo do museu para ensinar evolução

1Renan Sales de Araujo,2Bruno Freitas de Sousa Silva,3Elivânia Maria da Silva,4Márcia Cristina Pascotto
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3OUTROS,4ORIENTADOR
renansalesaraujo@hotmail.com

RESUMO

A evolução refere-se a qualquer variação na constituição genética de uma população; ou seja, esses fatores genéticos interferem na fecundidade e na sobrevivência entre os indivíduos, sendo que a mudança evolutiva acontece através da seleção natural. Os indivíduos que forem beneficiados com essas novidades genética os capacitam a alcançar taxas mais altas de reprodução, e, consequentemente, deixam mais descendentes, e assim os novos genes tendem a aumentar na população. Portanto, a capacidade de um indivíduo se reproduzir com êxito é denominado ajustamento evolutivo. Esta aula teve como objetivos explicar aos estudantes de ensino fundamental como a evolução, de fato, atua no meio, buscando destacar as principais etapas que são fundamentais para ocorrência dos mecanismos evolutivos. A aula foi ministrada utilizando-se do acervo em exposição no Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA), onde o Programa Residência Pedagógica (PRP) de Biologia atua. Antes da visita ao museu, foi aplicado um questionário em sala de aula, com duas perguntas sobre o conteúdo de evolução (O que é evolução? Como ela ocorre?) e recolhido ao final da explanação. Na seção de paleontologia, ocorreu uma breve contextualização sobre alguns processos evolutivos como, por exemplo, mutação genética, seleção natural, deriva genética e, em seguida, apresentados alguns exemplares fósseis de mesossaurídeos e bivalves, principalmente, para evidenciar nos tetrápodes atuais a ocorrência da coluna vertebral; as patas com cinco dedos; aumento do focinho, sendo uma característica também evidenciada nos primeiros tetrápodes que ocuparam a terra. Na sequência, os estudantes passaram para a seção de zoologia para observarem exemplares da fauna atual de invertebrados e vertebrados, onde observaram uma variedade de espécies; sendo que essa diversificação foi devido a maquinaria evolutiva. Nessa seção, foram discutidas questões de variações intra e interespecíficas dos diferentes grupos de vertebrados terrestres. Ao término da explicação, os alunos responderam às mesmas questões aplicadas anteriormente. Verificou-se que, após as explicações propostas, os estudantes conseguiram responder as mesmas perguntas com maior grau de acerto. Portanto, observou-se que, antes da aula, os alunos não possuíam um conhecimento assertivo sobre evolução, porém, com a explanação do conteúdo e as observações realizadas no museu, os alunos conseguiram entender as principais etapas evolutivas que ocorrem dentro da evolução.

PALAVRAS-CHAVE

Evolução. Fósseis. Programa Residência Pedagógica.