Aprendendo Futsal na Escola dentro da perspectiva cultura corporal do movimento
1DANIEL M DE OLIVEIRA,2DANIEL M DE OLIVEIRA,3Frederico Jorge Saad Guirra,4Lais Laureano Nadur,5Carlos Alexandre Habitante 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3ORIENTADOR,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5ORIENTADOR d4n1elbg@hotmail.com
RESUMO
Introdução:Com razão, e cada vez mais, discute-se o papel da
escola, instituição encarregada da educação sistematizada, e, dentre as
possíveis respostas, há, pelo menos, uma concordância: a escola do terceiro
milênio não pode se furtar ao seu papel transformador de pessoas e de
sociedades, o que passa pela formação do homem por inteiro. Como todo o ensino,
a Educação Física, principalmente a escolar, passa por uma crise, por meio da
qual se percebe que práticas sociais, como as modalidades esportivas, deixaram
de ser utilizadas como elemento facilitador da inclusão e formação do
aluno/cidadão, passando a cumprir um mero papel de exclusão e de seleção de
alunos mais 'aptos', buscando apenas a reprodução de gestos e movimentos, e,
muitas vezes, o treinamento no horário destinado às aulas de Educação Física.Objetivo: O presente estudo tem por
objetivo analisar o índice de participação dos alunos no projeto “Aprendendo
futsal na escola dentro da perspectiva
da cultura corporal de movimento” e através do projeto buscar melhorar o
desenvolvimento motor dos participantes e assim verificar a satisfação dos
alunos que o frequentam. Metodologia:Essa pesquisa foi realizada
em uma Escola da região no município de
Barra do Garças/MT, dentro do projeto realizado por alunos do curso de educação
física da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. A idade dos participantes
era de 9 a 12 anos. Resultados:O
projeto iniciou-se no mês de Março com 2 salas participantes, no inicio do projeto tínhamos
algumas dificuldades como timidez, falta de coordenação em algumas atividades
entre outras. com o passar do tempo os
alunos foram se soltando e participando mais das atividades propostas, com isso
foram se desenvolvendo mais rápido. Em relação a satisfação dos alunos, foi
evidente nas conversas que os motivos pelos quais os mesmos gostavam de
participar do projeto era a diversão, a não cobrança de técnica e acertos. Conclusão:Por fim compreendemos que
esse projeto é de extrema importância para a vida social e formação do
individuo como cidadão. Os professores do projeto visavam em todas as aulas
trabalhar a igualdade, respeito e parceria entre os alunos.
PALAVRAS-CHAVE
:Educação Física Escolar. Prática Esportiva. Cultura corporal.