Universidade Federal de Mato Grosso

Aprendendo Futsal na Escola dentro da perspectiva cultura corporal do movimento

1DANIEL M DE OLIVEIRA,2DANIEL M DE OLIVEIRA,3Frederico Jorge Saad Guirra,4Lais Laureano Nadur,5Carlos Alexandre Habitante
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3ORIENTADOR,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5ORIENTADOR
d4n1elbg@hotmail.com

RESUMO

Introdução:Com razão, e cada vez mais, discute-se o papel da escola, instituição encarregada da educação sistematizada, e, dentre as possíveis respostas, há, pelo menos, uma concordância: a escola do terceiro milênio não pode se furtar ao seu papel transformador de pessoas e de sociedades, o que passa pela formação do homem por inteiro. Como todo o ensino, a Educação Física, principalmente a escolar, passa por uma crise, por meio da qual se percebe que práticas sociais, como as modalidades esportivas, deixaram de ser utilizadas como elemento facilitador da inclusão e formação do aluno/cidadão, passando a cumprir um mero papel de exclusão e de seleção de alunos mais 'aptos', buscando apenas a reprodução de gestos e movimentos, e, muitas vezes, o treinamento no horário destinado às aulas de Educação Física.Objetivo: O presente estudo tem por objetivo analisar o índice de participação dos alunos no projeto “Aprendendo futsal na escola dentro da perspectiva da cultura corporal de movimento” e através do projeto buscar melhorar o desenvolvimento motor dos participantes e assim verificar a satisfação dos alunos que o frequentam. Metodologia:Essa pesquisa foi realizada em uma Escola da região no município de Barra do Garças/MT, dentro do projeto realizado por alunos do curso de educação física da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. A idade dos participantes era de 9 a 12 anos. Resultados:O projeto iniciou-se no mês de Março com 2 salas participantes, no inicio do projeto tínhamos algumas dificuldades como timidez, falta de coordenação em algumas atividades entre outras. com o passar do tempo os alunos foram se soltando e participando mais das atividades propostas, com isso foram se desenvolvendo mais rápido. Em relação a satisfação dos alunos, foi evidente nas conversas que os motivos pelos quais os mesmos gostavam de participar do projeto era a diversão, a não cobrança de técnica e acertos. Conclusão:Por fim compreendemos que esse projeto é de extrema importância para a vida social e formação do individuo como cidadão. Os professores do projeto visavam em todas as aulas trabalhar a igualdade, respeito e parceria entre os alunos.

PALAVRAS-CHAVE

:Educação Física Escolar. Prática Esportiva. Cultura corporal.