RELATO
DE EXPERIÊNCIA DO APOIO PEDAGÓGICO POR ALUNOS NO PIBID
1Lia Cupolillo,2Alline Moreira de Oliveira,3Ana Paula Moreira Bueno,4Luana Duarte Rodrigues 1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,4BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA lialillo@hotmail.com
RESUMO
Denomina-se apoio pedagógico o atendimento especializado oferecido aos alunos,
realizado no contra turno pelo corpo docente, e tem como objetivo auxiliar os
alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem em conteúdos e/ou
disciplinas específicas, a fim de que o educando alcance um melhor rendimento
escolar. Neste serviço especializado o estudante é considerado um indivíduo
autônomo e, portanto, torna-se o personagem principal e o professor atuará
sendo o mediador do saber levando o educando à reflexão e sanando dúvidas. Este
trabalho objetiva analisar a importância das práticas pedagógicas no intuito de
minimizar os déficits no âmbito escolar que refletem e culminam em um baixo
desempenho escolar. Compreende-se que as práticas pedagógicas atuam
positivamente para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de modo a
despertar no aluno o prazer da busca pelo aprender, onde no final todos saem
ganhando, o aluno, que se descobre como parte fundamental neste processo, a
escola de uma maneira geral e que se estende aos pais e/ou responsáveis desses
alunos. A pesquisa está sendo realizada na escola Estadual Francisco Dourado,
situada na Av. Araguaia, Qd. 19, no bairro BNH, no município de Barra do Garças
– MT. As aulas de apoio tiveram início no mês de março de 2018 e foram direcionadas
a 20 alunos do sexto e sétimo ano, as aulas têm duração de 1 hora e acontecem uma vez por semana. A pesquisa surgiu em meio às
observações dos autores enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (PIBID) as observações centraram-se na importância do
apoio pedagógico para o desenvolvimento e acompanhamento escolar do aluno no
Ensino Fundamental. Como bolsistas do PIBID, podemos observar que as
dificuldades de vários alunos, estão relacionadas à grafia, leitura,
interpretação de texto e gramática. Os resultados foram positivos, apesar da
dificuldade relacionada à assiduidade dos alunos, com o tempo eles tomaram
gosto pela leitura, passaram interpretar melhor os textos e, consequentemente,
passaram a escrever melhor, assim conseguiram acompanhar mais efetivamente suas
turmas durante as aulas na escola. Portanto, conclui-se que o apoio pedagógico
é de suma importância para auxiliar os alunos que apresentam maiores
dificuldades em disciplinas do ensino regular, tornando-se uma extensão
positiva da sala de aula, originando benefícios diretos no desenvolvimento e
desempenho do educando no ambiente escolar.