Universidade Federal de Mato Grosso

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO APOIO PEDAGÓGICO POR ALUNOS NO PIBID

1Lia Cupolillo,2Alline Moreira de Oliveira,3Ana Paula Moreira Bueno,4Luana Duarte Rodrigues
1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,4BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
lialillo@hotmail.com

RESUMO

Denomina-se apoio pedagógico o atendimento especializado oferecido aos alunos, realizado no contra turno pelo corpo docente, e tem como objetivo auxiliar os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem em conteúdos e/ou disciplinas específicas, a fim de que o educando alcance um melhor rendimento escolar. Neste serviço especializado o estudante é considerado um indivíduo autônomo e, portanto, torna-se o personagem principal e o professor atuará sendo o mediador do saber levando o educando à reflexão e sanando dúvidas. Este trabalho objetiva analisar a importância das práticas pedagógicas no intuito de minimizar os déficits no âmbito escolar que refletem e culminam em um baixo desempenho escolar. Compreende-se que as práticas pedagógicas atuam positivamente para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de modo a despertar no aluno o prazer da busca pelo aprender, onde no final todos saem ganhando, o aluno, que se descobre como parte fundamental neste processo, a escola de uma maneira geral e que se estende aos pais e/ou responsáveis desses alunos. A pesquisa está sendo realizada na escola Estadual Francisco Dourado, situada na Av. Araguaia, Qd. 19, no bairro BNH, no município de Barra do Garças – MT. As aulas de apoio tiveram início no mês de março de 2018 e foram direcionadas a 20 alunos do sexto e sétimo ano, as aulas têm duração de 1 hora e acontecem uma vez por semana. A pesquisa surgiu em meio às observações dos autores enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) as observações centraram-se na importância do apoio pedagógico para o desenvolvimento e acompanhamento escolar do aluno no Ensino Fundamental. Como bolsistas do PIBID, podemos observar que as dificuldades de vários alunos, estão relacionadas à grafia, leitura, interpretação de texto e gramática. Os resultados foram positivos, apesar da dificuldade relacionada à assiduidade dos alunos, com o tempo eles tomaram gosto pela leitura, passaram interpretar melhor os textos e, consequentemente, passaram a escrever melhor, assim conseguiram acompanhar mais efetivamente suas turmas durante as aulas na escola. Portanto, conclui-se que o apoio pedagógico é de suma importância para auxiliar os alunos que apresentam maiores dificuldades em disciplinas do ensino regular, tornando-se uma extensão positiva da sala de aula, originando benefícios diretos no desenvolvimento e desempenho do educando no ambiente escolar.

PALAVRAS-CHAVE

Apoio Pedagógico. Aprendizagem. Rendimento Escolar.