Universidade Federal de Mato Grosso

HIPERATIVIDADE OU INDISCIPLINA EM SALA DE AULA PELA PERSPECTIVA DE BOLSISTAS DO PIBID

1Henrique Ribeiro Silva,2Lia Cupolillo
1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
hrs.rick.hr@gmail.com

RESUMO

A indisciplina ou falta de limites é observada na fase escolar, de modo que, em muitos casos, confunde-se com alguns distúrbios como o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade). A sintomatologia do TDAH inclui falta de atenção concentrada, baixa autoestima, impulsividade, hiperatividade ou letargia. A partir das experiências relativas ao período de estágio no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), os autores expuseram como a indisciplina e a hiperatividade foram percebidas numa escola estadual do município de Barra do Garças, Mato Grosso. Fundamentaram em bases bibliográficas da área e discutiram empiricamente. Estudos apontam que crianças hiperativas apresentam-se mais distraídas e inquietas na escola, o que pode prejudicar o processo de ensino-aprendizagem. Secundariamente, observa-se baixa autoestima, depressão, aborrecimento, frustração na escola, fobias sociais e, em casos mais graves, tendência ao alcoolismo e abuso de substâncias. Porém, pesquisas demonstraram que sintomas de desatenção, de hiperatividade ou de impulsividade acontecem mesmo em crianças ditas normais, em maior ou menor intensidade. Não se discute aqui a competência do professor para diagnosticar, visto que não faz parte de sua função, entretanto, as pesquisas pontuaram que para o diagnóstico de TDAH, é fundamental que pelo menos seis dos sintomas descritos acima persistam em diferentes contextos e ambientes da vida da criança, permitindo a diferença entre hiperatividade e indisciplina. Sintomas que ocorrem apenas em casa ou somente na escola devem alertar o clínico para a possibilidade de que a indisciplina, a hiperatividade ou a impulsividade possam ser apenas sintomas de uma situação familiar caótica ou de um sistema de ensino inadequado. Em face do que foi abordado, os autores ressaltam que o professor constitui-se como um profissional que percebe como esses comportamentos surgem em seu ambiente de trabalho, como ambas situações influenciam a aprendizagem de seus alunos, de modo que se faz necessário noções mínimas sobre comportamento infantil para criar estratégias que mitiguem as dificuldades de aprendizagem observadas. Destaca-se que, muitas vezes, é o professor quem orienta os pais a encaminharem seus filhos aos profissionais especializados, pois a investigação e a percepção perpassam por psicopedagogos, psicólogos e médicos.

PALAVRAS-CHAVE

PIBID; indisciplina; TDAH