Relato de Experiência - A ensino do gênero Reportagem em uma escola pública estadual de Barra do Garças, Mato Grosso
1Ykaro Hariel Alves de Oliveira Liba,2Dayanna Vieira de Jesus,3Henrique Ribeiro Silva,4Monara de Paula Cruz Souza,5João Marcelo Santos Beine 1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2OUTROS,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,4BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,5BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA liborio_br@hotmail.com
RESUMO
A reportagem é um gênero textual que se caracteriza por transmitir informações mais abrangentes e detalhadas, com base em entrevistas e outras fontes de pesquisa. A experiência foi desenvolvida em uma escola pública estadual de Barra do Garças (MT), afiliada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Letras, do Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso, pela professora da turma (6º ano), também supervisora do programa, em conjunto com quatro (4) bolsistas. O objetivo do trabalho foi relatar as atividades didáticas relacionadas ao ensino do gênero textual Reportagem na elaboração de reportagens, explorando a criatividade e o conhecimento dos alunos. Inicialmente, foram ministradas aulas conceituando o gênero Reportagem, na qual diferenciou-o de outros gêneros jornalísticos. A sala foi dividida em grupos para discutirem e elaborarem uma notícia com manchete, da qual seria desenvolvida uma reportagem. Esta seria gravada, em vídeo, em duas partes: a bancada do jornal e a chamada externa. Cada integrante do grupo desempenhou um papel na elaboração do trabalho: o repórter, os entrevistados, o camera man e os âncoras do jornal. A direção de atuação, imagens e sons ficaram sob responsabilidades dos acadêmicos. Os vídeos foram editados e apresentados à turma. O próximo passo é a edição final dos materiais (bancada e chamada externa) em um único vídeo para cada grupo e entregues em disco digital para cada integrante dos grupos e uma avaliação do trabalho geral com os alunos, a professora e os acadêmicos, apontando as problemáticas e os aprendizados.