Universidade Federal de Mato Grosso

Os estudantes indígenas na Escola Estadual Heronides Araújo, em Barra do Garças MT

1Valéria Oliveira Vasconcelos,2Natália Silva Sena Marques
1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
val551@hotmail.com

RESUMO

O Estado brasileiro é responsável pelo direito à educação escolar de todos inclusive dos povos indígenas. Apesar das dificuldades a realidade das escolas públicas do Mato Grosso está caminhando para atender a demanda traçada pela legislação brasileira. O trabalho tem como objetivo geral analisar a importância do processo de inclusão dos alunos indígenas nas escolas públicas, tendo como objetivos específicos de identificar as dificuldades que as escolas sofrem para a inclusão efetiva dos alunos, discutir a realidade das crianças indígenas nas escolas públicas do Mato Grosso e identificar as ações desenvolvidas para efetivar a inclusão. Muitos são os problemas apresentados e poucas ações desenvolvidas. A primeira barreira é a língua, no estado tem a predominância do Xavante e geralmente é desconhecida pelo corpo docente. Dentro das escolas pode-se observar que as crianças indígenas, mesmo com toda a legislação que o ampara, continuam participando pouco das atividades pedagógicas. Sentam-se no seu cantinho caladas, ficam e permanecem até o fim. Escuta-se vários comentários a respeito das crianças, às vezes nada agradáveis e sempre intrigantes para quem ouve. Apesar de muitos preferirem deixar como está, algumas iniciativas são desenvolvidas por professores mais atentos a necessidade. O Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica, com orientação e coordenação da Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso, estão em constante ação para reverter o quadro. A metodologia desenvolvida em função do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, foi de observação do contexto escolar, ou seja, como a escola, docentes e alunos interagem com os indígenas. Observa-se que a educação escolar indígena ainda não adquiriu o “status” de prioridade na agenda política dos governantes. Faz-se necessário, atuar conjuntamente em todos os níveis de poder, juntamente com as comunidades indígenas, para que se elaborem propostas de trabalho que possam, de fato, serem efetivadas, pois existe uma legislação avançada, mas que não se realiza nas políticas governamentais, principalmente no que se refere ao atendimento desses povos, que continuam desassistidos e ignorados pelas autoridades, desconhecidos pela sociedade e pelos educadores responsáveis pela educação formal. Embora reconhecendo o grande progresso verificado na legislação atual, precisa-se avançar muito no que se refere a inclusão dos indígenas com necessidades educacionais especiais.

PALAVRAS-CHAVE

Inclusão, educação, escola