Os estudantes indígenas na Escola Estadual Heronides Araújo, em Barra do
Garças MT
1Valéria Oliveira Vasconcelos,2Natália Silva Sena Marques 1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA val551@hotmail.com
RESUMO
O Estado brasileiro é responsável pelo direito à educação escolar de todos inclusive dos povos indígenas. Apesar das dificuldades a realidade das escolas públicas do Mato Grosso está caminhando para atender a demanda traçada pela legislação brasileira. O trabalho tem como
objetivo geral analisar a importância do processo de inclusão dos alunos
indígenas nas escolas públicas, tendo como objetivos específicos de identificar
as dificuldades que as escolas sofrem para a inclusão efetiva dos alunos,
discutir a realidade das crianças indígenas nas escolas públicas do Mato Grosso
e identificar as ações desenvolvidas para efetivar a inclusão. Muitos são os
problemas apresentados e poucas ações desenvolvidas. A primeira barreira é a
língua, no estado tem a predominância do Xavante e geralmente é desconhecida pelo
corpo docente. Dentro das escolas pode-se observar que as crianças indígenas,
mesmo com toda a legislação que o ampara, continuam participando pouco das
atividades pedagógicas. Sentam-se no seu cantinho caladas, ficam e permanecem
até o fim. Escuta-se vários comentários a respeito das crianças, às vezes nada
agradáveis e sempre intrigantes para quem ouve. Apesar de muitos preferirem deixar
como está, algumas iniciativas são desenvolvidas por professores mais atentos a
necessidade. O Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação
Básica, com orientação e coordenação da Secretaria de Educação do
Estado do Mato Grosso, estão em constante ação para reverter o
quadro. A metodologia desenvolvida em função do Programa Institucional de
Iniciação à Docência – PIBID, foi de observação do contexto escolar, ou seja, como
a escola, docentes e alunos interagem com os indígenas. Observa-se
que a educação escolar indígena ainda não adquiriu o “status” de prioridade na
agenda política dos governantes. Faz-se
necessário, atuar conjuntamente em todos os níveis de poder, juntamente com as
comunidades indígenas, para que se elaborem propostas de trabalho que possam,
de fato, serem efetivadas, pois existe uma legislação avançada, mas que não se
realiza nas políticas governamentais, principalmente no que se refere ao
atendimento desses povos, que continuam desassistidos e ignorados pelas
autoridades, desconhecidos pela sociedade e pelos educadores responsáveis pela
educação formal. Embora reconhecendo o grande progresso verificado na
legislação atual, precisa-se avançar muito no que se refere a inclusão dos
indígenas com necessidades educacionais especiais.