Relações entre composição corporal, desempenho motor e estilo de vida de
escolares do 6° ano da escola São Miguel.
1Diego Vinicius Lima Ribeiro,2warley carlos de souza,3dirce mercedes dos santos frete 1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2ORIENTADOR,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA diegoviniciuslr@hotmail.com
RESUMO
Observamos
atualmente um crescimento consistente na obesidade infanto-juvenil, estando
relacionada diretamente a inatividade física e ao aumento da ingestão calórica
por meio de alimentos pouco nutritivos. O sedentarismo interfere na coordenação
motora dos jovens por minimizar o desenvolvimento motor tão importante nesta
fase de crescimento. Contudo, fica evidenciado que crianças com excesso de peso
corporal apresentam comprometimento no desenvolvimento motor.
Desta forma, esta pesquisa tem como vinculo o projeto de iniciação a docência
PIBID, e tem como justificativa analisar as relações entre o desenvolvimento
motor e a composição corporal, em crianças em idade escolar por meio do Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationtest
für Kinder ‐
KTK), determinação da composição corporal por análise de dobras cutâneas. Analisar
o desempenho motor, a composição corporal e hábitos alimentares e físicos, suas
inter-relações e interferências em escolares do 6°ano do ensino fundamental da
escola São Miguel.Neste
estudo serão avaliados alunos regularmente matriculados no 6 ° ano da Escola
Estadual São Miguel no município de Pontal do Araguaia – MT, de ambos os
sexos. Como critérios de exclusão, elencaremos os que apresentarem algum
problema de saúde grave como distúrbios neurológicos, diferenças e/ou
amputações e próteses em membros inferiores, órtese para coluna
vertebral, faixa etária abaixo ou acima da supra referida.
No processo de avaliação antropométrica será
utilizado um método conhecido como dobras cutâneas ou pregas cutâneas, sendo
essa técnica é utilizada na mensuração da espessura do tecido adiposo subcutâneo,
estabelecendo uma relação linear entre os pontos anatômicos pinçados e a
adiposidade corporal. Para avaliar o
desenvolvimento motor será utilizado o Teste de Coordenação Corporal para
Crianças ( KTK) desenvolvido por Kiphard e Schilling (1974). O teste permite investigar e
classificar o nível de coordenação motora de crianças e jovens dos 5 aos 14
anos de idade e sua aplicação tem duração de aproximadamente 10 a 15 minutos.
Esse instrumento de testes é constituído de quatro tarefas: Trave de equilíbrio; Saltos monopedais;
Saltos laterais e Transferência sobre plataformas.O presente estudo trata de uma revisão de
bibliografia, tendo em vista que não foi possível a coleta de dados por motivo
de greve escolar.