Universidade Federal de Mato Grosso

Relações entre composição corporal, desempenho motor e estilo de vida de escolares do 6° ano da escola São Miguel.

1Diego Vinicius Lima Ribeiro,2warley carlos de souza,3dirce mercedes dos santos frete
1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2ORIENTADOR,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
diegoviniciuslr@hotmail.com

RESUMO

Observamos atualmente um crescimento consistente na obesidade infanto-juvenil, estando relacionada diretamente a inatividade física e ao aumento da ingestão calórica por meio de alimentos pouco nutritivos. O sedentarismo interfere na coordenação motora dos jovens por minimizar o desenvolvimento motor tão importante nesta fase de crescimento. Contudo, fica evidenciado que crianças com excesso de peso corporal apresentam comprometimento no desenvolvimento motor. Desta forma, esta pesquisa tem como vinculo o projeto de iniciação a docência PIBID, e tem como justificativa analisar as relações entre o desenvolvimento motor e a composição corporal, em crianças em idade escolar por meio do Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationtest für Kinder ‐ KTK), determinação da composição corporal por análise de dobras cutâneas. Analisar o desempenho motor, a composição corporal e hábitos alimentares e físicos, suas inter-relações e interferências em escolares do 6°ano do ensino fundamental da escola São Miguel.Neste estudo serão avaliados alunos regularmente matriculados no 6 ° ano da Escola Estadual São Miguel no município de Pontal do Araguaia – MT, de ambos os sexos. Como critérios de exclusão, elencaremos os que apresentarem algum problema de saúde grave como distúrbios neurológicos, diferenças e/ou amputações e próteses em membros inferiores, órtese para coluna vertebral, faixa etária abaixo ou acima da supra referida. No processo de avaliação antropométrica será utilizado um método conhecido como dobras cutâneas ou pregas cutâneas, sendo essa técnica é utilizada na mensuração da espessura do tecido adiposo subcutâneo, estabelecendo uma relação linear entre os pontos anatômicos pinçados e a adiposidade corporal. Para avaliar o desenvolvimento motor será utilizado o Teste de Coordenação Corporal para Crianças ( KTK) desenvolvido por Kiphard e Schilling (1974). O teste permite investigar e classificar o nível de coordenação motora de crianças e jovens dos 5 aos 14 anos de idade e sua aplicação tem duração de aproximadamente 10 a 15 minutos. Esse instrumento de testes é constituído de quatro tarefas: Trave de equilíbrio; Saltos monopedais; Saltos laterais e Transferência sobre plataformas.O presente estudo trata de uma revisão de bibliografia, tendo em vista que não foi possível a coleta de dados por motivo de greve escolar.

PALAVRAS-CHAVE

Obesidade, Composiçao Corporal, Teste KTK