O jornalismo contra hegemônico na disputa pelas narrativas do
espaço público
1Pedro Alves Rezende,2Jorge Arlan de Oliveira Pereira 1VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,2ORIENTADOR pedroar.agnus@gmail.com
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de compreender como
o The Intercept Brasil, a partir da observação de sua linha editorial e
do conteúdo noticioso, busca disputar com a grande mídia, na condição de meio
jornalístico do campo contra hegemônico, a narrativa sobre questões centrais e
estruturantes da sociedade brasileira, disponibilizados ao público no espaço da
internet, em um cenário de convergência midiática e de turbulência política do
país. Esse estudo nos interessa por avaliarmos que o jornalismo dentro do campo
hegemônico (aqui, sinônimo de tradicional) é quase todo constituído por um tipo
de negócio com vistas ao lucro ou atendimento aos interesses de uma classe
econômica dominante, que cooptou não somente as mídias, mas também as
estruturas políticas vigentes. Nesse sentido, para que ele possa, além de
atender aos interesses dessa classe econômica, se reafirmar dentro de uma
sociedade cada vez mais imediatistas (efeito das novas tecnologias da
informação), o jornalismo tradicional deixa de considerar no meio do seu
processo prático uma série de saberes que envolvem tanto a formação acadêmica,
como os valores presente no código de ética da profissão. Nosso interesse, a
priori, é fazer uma análise de conteúdo crítica das coberturas de relevância
nacional feitas pelo The Intercept Brasil, mais especificamente sobre o
caso da Vaza Jato. Esse episódio, que ainda está em andamento, vem gerando
impactos fortes nas estruturas de poder brasileiras, assim como colocando em
pauta de debate no espaço público o papel dos nossos representas de diversas
posições de poder e o papel do jornalismo diante dessas estruturas, no que diz
respeito ao seu processo investigativo e compromisso ético com a fonte e a
sociedade de maneira geral. Ao fim queremos constatar como o The Intercept Brasil
busca garantir a sua independência editorial dos grupos hegemônicos e
identificar os valores éticos e os fundamentos do campo jornalísticos presente
na sua produção a fim de cumprir com as expectativas que a sociedade deposita
sobre o jornalismo. Esse estudo é o resultado parcial de um recorte avançado
situado no grupo de pesquisa: “Comunicação, jornalismo e democracia: o espaço
público em tempos de convergências midiáticas e na perspectiva do estado
democrático de direito.” A longo prazo, nossa intenção é que esse recorte possa
contribuir para uma discussão mais amplas que busca identificar a validade do
discurso jornalístico para os dias atuais.
PALAVRAS-CHAVE
contra hegemônico; espaço público; ética; jornalismo