Universidade Federal de Mato Grosso

Políticas de Currículo para a Educação em Geografia: o que é conhecimento na BNCC?

1Wildilliam Santos da Silva Campos,2Hugo Heleno Camilo Costa
1BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,2ORIENTADOR
willcambg@gmail.com

RESUMO

Este trabalho se volta para a preocupação para com as mudanças que a definição da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e sua afirmação política como orientação para a educação básica nacional, tendem a produzir. Questiono os impactos de tal política, não só no que diz respeito à formação intelectual de estudantes, de cidadãos, mas também os desdobramentos para a formação de professores, para a construção do conhecimento. A proposta da BNCC de organização por áreas de conhecimento, e não por disciplinas, pode fragilizar o ensino e o aprendizado da disciplina Geografia, reduzindo assim seu potencial formativo. Minha preocupação se volta, portanto, a identificar a importância da Geografia no nível médio, tal como sugerido por Straforini (2018), buscando pensar as finalidades sociais vinculadas à educação em Geografia. O objetivo dessa pesquisa consiste em uma abordagem interpretativa à BNCC, com foco em demostrar as leituras que a referida proposta curricular coloca em circulação na política. Nesse sentido, um dos objetivos específicos está em compreender quais os sentidos de conhecimento envolvidos nas políticas para Geografia, outro objetivo está em compreender as leituras de currículo envolvidas na defesa do ensino por área de conhecimento.No que diz respeito à metodologia, esta pesquisa se utiliza da abordagem ao ciclo de políticas de Stephen J, Ball (1992), com foco em seu potencial heurístico, para compreender os processos de construção das políticas de currículo. Com esta perspectiva de leitura política, propomos focalizar as produções acadêmicas que tratam do tema do ensino de geografia no nível médio, com especial atenção à discussão sobre conhecimento, tanto no campo do currículo, como no âmbito das produções acadêmicas sobre conhecimento e educação em Geografia.Em uma segunda etapa, analisaremos as leituras de conhecimento defendidas nos textos da BNCC, com concentração nos materiais ligados à disciplina Geografia. Espera-se com esta pesquisa encontrar meios que possibilitem utilizar a BNCC de forma construtiva no ensino de geografia e se caso os parâmetros de tal base não permitam o bom desenvolvimento do ensino-aprendizagem, descobrir formas de desenvolver a educação geográfica de maneira que possibilite a construção do conhecimento.

PALAVRAS-CHAVE

BNCC, Ensino de geografia, Políticas de currículo.