PET Saúde –
Interprofissionalidade e o redirecionamento da formação em saúde e do modo de
fazer das equipes de saúde
1Joalita Paula Rocha,2Rosaline Rocha Lunardi,3Wilsione Carneiro,4Thaynara Aparecida Galdino da Silva,5Kamilla Batista da Silva Souza 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR,3ORIENTADOR,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO jopaula31@outlook.com
RESUMO
O
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET), em sua nona edição, que
tem como eixo central o tema da Educação Interprofissional em Saúde. Esta
iniciativa do Ministério da Saúde pretende qualificar recursos humanos para que
a atenção à saúde se torne mais efetiva, integrada e com respostas
interprofissionais às necessidades de saúde da população. O PET-Saúde tem base
na integração ensino-serviço, com a extensão de cenários de práticas de
ensino-aprendizagem, ao oferecer vivências, estágios e iniciação ao trabalho(1).
Por fim, o PET-Saude promoverá mudanças na formação de profissionais, com
desenvolvimento da interprofissionalidade nos currículos de graduação na área
da saúde. Este programa é desenvolvido por alunos de cursos de graduação em saúde como enfermagem, farmácia, biomedicina e educação física,
por profissionais da rede de atenção à saúde do município de Pontal do Araguaia e por professores
universitários, todos responsáveis pelo planejamento de planos terapêuticos a
serem executados junto à população. Nesta edição do PET-Saúde, priorizaram-se
três situações de saúde: o Pré-natal, a hipertensão arterial e o diabetes. A
população que está sendo assistida por esse programa, por meio das ações
intersetoriais e interprofissionais, deverá passar por um impacto positivo em
termos de promoção à saúde, em relação a mudança de hábitos de vida e ao uso
dos serviços de saúde ofertados. O trabalho interprofissional realizado pela
equipe é de suma importância, pois fornece à população uma assistência integral
à saúde, e, particularmente, as ações do PET-Saúde, através das visitas
domiciliares realizadas por alunos de diferentes cursos de graduação em saúde, permite
a consolidação de discussões interprofissionais de necessidades de saúde dos
usuários do SUS. As situações de saúde da
população são discutidas com a equipe de saúde, composta por profissionais de
diversas formações, de diferentes níveis de atenção à saúde, inclusive gestores
em saúde. O produto destes encontros é a elaboração de um plano terapêutico individual,
com olhar interprofissional e, destas práticas, espera-se a consolidação de
ações interprofissionais como rotina nos serviços e, ainda, como proposta
pedagógica nos cursos de graduação em saúde. Referências: 1. MINISTÉRIO DA SAÚDE. PORTARIA INTERMINISTERIAL No
1.802, DE 26 DE AGOSTO DE 2008. Disponível em:
http: bvsms.saude.gov.br="" bvs="" saudelegis="" gm="" 2008="" pri1802_26_08_2008.html="".
Acesso em: 27 set. 2019./http:
PALAVRAS-CHAVE
Currículo; integração ensino-serviço; Atenção primária à saúde.