Universidade Federal de Mato Grosso

PET Saúde – Interprofissionalidade e o redirecionamento da formação em saúde e do modo de fazer das equipes de saúde

1Joalita Paula Rocha,2Rosaline Rocha Lunardi,3Wilsione Carneiro,4Thaynara Aparecida Galdino da Silva,5Kamilla Batista da Silva Souza
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR,3ORIENTADOR,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO
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RESUMO

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET), em sua nona edição, que tem como eixo central o tema da Educação Interprofissional em Saúde. Esta iniciativa do Ministério da Saúde pretende qualificar recursos humanos para que a atenção à saúde se torne mais efetiva, integrada e com respostas interprofissionais às necessidades de saúde da população. O PET-Saúde tem base na integração ensino-serviço, com a extensão de cenários de práticas de ensino-aprendizagem, ao oferecer vivências, estágios e iniciação ao trabalho(1). Por fim, o PET-Saude promoverá mudanças na formação de profissionais, com desenvolvimento da interprofissionalidade nos currículos de graduação na área da saúde. Este programa é desenvolvido por alunos de cursos de graduação em saúde como enfermagem, farmácia, biomedicina e educação física, por profissionais da rede de atenção à saúde do município de Pontal do Araguaia e por professores universitários, todos responsáveis pelo planejamento de planos terapêuticos a serem executados junto à população. Nesta edição do PET-Saúde, priorizaram-se três situações de saúde: o Pré-natal, a hipertensão arterial e o diabetes. A população que está sendo assistida por esse programa, por meio das ações intersetoriais e interprofissionais, deverá passar por um impacto positivo em termos de promoção à saúde, em relação a mudança de hábitos de vida e ao uso dos serviços de saúde ofertados. O trabalho interprofissional realizado pela equipe é de suma importância, pois fornece à população uma assistência integral à saúde, e, particularmente, as ações do PET-Saúde, através das visitas domiciliares realizadas por alunos de diferentes cursos de graduação em saúde, permite a consolidação de discussões interprofissionais de necessidades de saúde dos usuários do SUS. As situações de saúde da população são discutidas com a equipe de saúde, composta por profissionais de diversas formações, de diferentes níveis de atenção à saúde, inclusive gestores em saúde. O produto destes encontros é a elaboração de um plano terapêutico individual, com olhar interprofissional e, destas práticas, espera-se a consolidação de ações interprofissionais como rotina nos serviços e, ainda, como proposta pedagógica nos cursos de graduação em saúde. Referências: 1. MINISTÉRIO DA SAÚDE. PORTARIA INTERMINISTERIAL No 1.802, DE 26 DE AGOSTO DE 2008. Disponível em: http: bvsms.saude.gov.br="" bvs="" saudelegis="" gm="" 2008="" pri1802_26_08_2008.html="". Acesso em: 27 set. 2019./http:

PALAVRAS-CHAVE

Currículo; integração ensino-serviço; Atenção primária à saúde.