A PREVALÊNCIA DE
ESTRESSE EM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BARRA DO GARÇAS - MT.
1Maurício da Silva Guedes,2Rosaline Rocha Lunardi ,3Robson da Silva Lopes 1OUTROS,2OUTROS,3OUTROS mausguedes@yahoo.com.br
RESUMO
O
estresse tem se tornando um tema muito estudado nas últimas décadas devido as
suas implicações para a saúde das pessoas e para o desempenho profissional. Em
níveis elevados e prolongados o estresse pode apresentar consequências físicas,
cognitivas, psicológicas e sociais comprometendo a qualidade de vida. A
docência tem sido uma das profissões que expõe o profissional a condições
continuamente desgastantes, tanto física quanto emocionalmente. Este resumo traz
resultados preliminares do projeto de pesquisa Avaliação, diagnóstico e intervenção do estresse em professores da rede
municipal de ensino de Barra do Garças – MT (2018-2020), que se propõe a estudar os determinantes e
condicionantes do estado de estresse de professores e, ainda, avaliar o impacto
de estratégias para o enfrentamento desse fenômeno. A pesquisa avalia
professores de 22 escolas das redes de ensino municipal. Os dados são obtidos através da aplicação do Inventário de
Sintomas de Stress para Adultos – ISSL (LIPP, 2005), que identifica se a pessoa tem ou não tem sinais e
sintomas de estresse, e o classifica em quatro fases: alerta, resistência,
quase-exaustão ou exaustão, e ainda aponta a prevalência de sintomas em físicos
ou psicológicos. Até o momento, participaram da avaliação 168 docentes, isso
representa 54% (309) do total de professores da rede. Dentre eles, 96 (57%) apresentaram estresse. Desses docentes
estressados, 54 (56%) estavam na fase de resistência e 41 (43%) estavam na fase de
exaustão, com predominância de sintomas psicológicos. Quando categorizados por
unidade escolar, é possível afirmar que em seis destas já há maioria de
docentes em sofrimento por estresse. Embora mais da metade dos professores
avaliados apresente estresse, é preciso considerar a baixa adesão à pesquisa em
algumas unidades escolares, o que compele ao desenvolvimento de nova estratégia
para sensibilizar os docentes da importância de participar desta pesquisa, como
forma de subsidiar a elaboração de estratégias de enfrentamento ao estresse e
de políticas de atenção à saúde do próprio professor.
PALAVRAS-CHAVE
Estresse, Trabalho Docente, Adoecimento Docente, Qualidade de Vida, Educação.