Universidade Federal de Mato Grosso

A PREVALÊNCIA DE ESTRESSE EM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BARRA DO GARÇAS - MT.

1Maurício da Silva Guedes,2Rosaline Rocha Lunardi ,3Robson da Silva Lopes
1OUTROS,2OUTROS,3OUTROS
mausguedes@yahoo.com.br

RESUMO

O estresse tem se tornando um tema muito estudado nas últimas décadas devido as suas implicações para a saúde das pessoas e para o desempenho profissional. Em níveis elevados e prolongados o estresse pode apresentar consequências físicas, cognitivas, psicológicas e sociais comprometendo a qualidade de vida. A docência tem sido uma das profissões que expõe o profissional a condições continuamente desgastantes, tanto física quanto emocionalmente. Este resumo traz resultados preliminares do projeto de pesquisa Avaliação, diagnóstico e intervenção do estresse em professores da rede municipal de ensino de Barra do Garças – MT (2018-2020), que se propõe a estudar os determinantes e condicionantes do estado de estresse de professores e, ainda, avaliar o impacto de estratégias para o enfrentamento desse fenômeno. A pesquisa avalia professores de 22 escolas das redes de ensino municipal. Os dados são obtidos através da aplicação do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos – ISSL (LIPP, 2005), que identifica se a pessoa tem ou não tem sinais e sintomas de estresse, e o classifica em quatro fases: alerta, resistência, quase-exaustão ou exaustão, e ainda aponta a prevalência de sintomas em físicos ou psicológicos. Até o momento, participaram da avaliação 168 docentes, isso representa 54% (309) do total de professores da rede. Dentre eles, 96 (57%) apresentaram estresse. Desses docentes estressados, 54 (56%) estavam na fase de resistência e 41 (43%) estavam na fase de exaustão, com predominância de sintomas psicológicos. Quando categorizados por unidade escolar, é possível afirmar que em seis destas já há maioria de docentes em sofrimento por estresse. Embora mais da metade dos professores avaliados apresente estresse, é preciso considerar a baixa adesão à pesquisa em algumas unidades escolares, o que compele ao desenvolvimento de nova estratégia para sensibilizar os docentes da importância de participar desta pesquisa, como forma de subsidiar a elaboração de estratégias de enfrentamento ao estresse e de políticas de atenção à saúde do próprio professor.

PALAVRAS-CHAVE

Estresse, Trabalho Docente, Adoecimento Docente, Qualidade de Vida, Educação.