1Jennyfer Queiroz Barbosa,2Rafhaella Cristina Luz Oliveira,3Dionice Leite da Silva,4Márcia Cristina Pascotto 1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,3OUTROS,4ORIENTADOR jennyissis2@gmail.com
RESUMO
A genética tende a ser um obstáculo para os estudantes do ensino médio. A partir da experiência docente em sala de aula, como residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) de Biologia/UFMT/CUA, surgiu a necessidade de aplicação de uma atividade pedagógica mais dinâmica para facilitar o aprendizado de genética e torná-la mais descontraída, sem deixar de atingir os objetivos de ensino e aprendizagem. Para isso, foi elaborada uma gincana para revisão do conteúdo de genética, antes da aula de revisão para a avaliação bimestral, a fim de investigar quais eram as principais dúvidas dos estudantes. A gincana abrangeu todos os conteúdos trabalhados em sala de aula durante o 2° bimestre. Este trabalho foi realizado pelas residentes do PRP/Biologia, aos estudantes dos terceiros anos A e B do ensino médio da Escola Estadual Heronides Araújo, em Barra do Garças/MT. A gincana foi realizada a partir de várias perguntas, feitas à partir do livro didático, relacionadas aos conceitos de: genes e hereditariedade; alelos letais, dominantes e recessivos; dominância e codominância; genótipo e fenótipo; homozigoto e heterozigoto; além de exercícios sobre a primeira Lei de Mendel. Para a aplicação da gincana, a turma foi dividida em dois grupos. As regras da gincana eram: o grupo 1 sorteava uma pergunta, que era feita ao grupo 2; este, por sua vez, escolhia um representante para responder a questão, podendo todo o grupo auxiliar. O grupo que obteve o maior número de resposta corretas foi o vencedor. As principais dificuldades que os estudantes apresentaram foram: não conseguir fazer o cruzamento no Quadrado de Punnett, devido a inversão da letra dominante com a recessiva, e diferenciar a dominância incompleta da codominância, pois ambas possuem genótipos representados por letras maiúsculas. Após a aplicação e correção da prova, a turma do 3°A obteve média 7,1 (n=15 estudantes) e o 3°B, que apresentou maior dificuldade na gincana, média 6,7 (n=13), sendo que a nota para aprovação no bimestre é 6,0. Sabe-se que genética não é um conteúdo de fácil entendimento e, somente com leitura, cópia do conteúdo no quadro e a explicação do professor não são suficientes para sua compreensão. As práticas pedagógicas despertam no aluno a vontade de aprender, sendo também uma estratégia para a interação do aluno com o professor, da apropriação do conhecimento e da obtenção de bons resultados, dentro e fora da sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE
Residencia pedagógicas. Jogos didáticos. Biologia. Ensino de genética