1Andreza da Silva Melo,2Matheus Aristasse Karaja de Cavalcante,3Andreza da Silva Melo,4Ana Cristina de Almeida Ribeiro,5Maria Ines Pomilio,6Marcia Cristina Pascotto 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO,6ORIENTADOR haristtie1@gmail.com
RESUMO
As
trilhas ecológicas não visam somente a transmissão de conhecimentos, mas também
propiciam atividades que revelam os significados e as características do
ambiente e suas principais características, por meio do uso dos elementos
originais presente no ambiente, por meio de uma experiência direta em uma aula
prática de campo, sendo assim instrumento básico de programas de educação ao ar
livre, podendo ser um elemento efetivo para promoção de educação ambiental e
identificação de plantas nativas do Cerrado. Este trabalho teve como objetivo identificar
as principais espécies do cerrado encontradas na trilha ecológica no Parque
Estadual da Serra Azul. A aula
prática foi aplicada aos estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Controle
Ambiental, pelos residentes do Programa Residência Pedagógica/Biologia. Durante
a trilha, os estudantes fizeram anotações de
acordo com as características presentes na planta, fotografaram as espécies que
mais chamaram a sua atenção durante o percurso. Os estudantes ficaram responsáveis de
realizarem o levantamento bibliográfico, identificando as espécies fotografadas
na escola-campo com auxílio dos residentes e supervisor. Foram identificadas 15
espécies de plantas nativas do cerrado, pertencentes a 10 famílias botânicas,
sendo elas: Fabaceae, Bignoniaceae, Bixaceae,
Caryocaraceae, Dilleniaceae, Poaceae, Rubiaceae, Sapindaceae, Solanaceae,
utilizadas para artesanato, remédios alternativos, ornamentação, doces e
geleias. Ao ministrarmos esta atividade, pudemos concluir a importância das
práticas de campo por meio da trilha ecológica como ferramenta de
instrumentação do ensino de Biologia, saindo do tradicionalismo da sala de aula
do ensino médio, vivenciando a importância biológica e ecológica num
laboratório natural, motivando os estudantes a se conscientizarem e terem
respeito pela natureza.