Universidade Federal de Mato Grosso

   OS DESAFIOS DE ENSINAR BIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIENCIA

1ELIANE MARINHO DOS SANTOS SILVA,2Márcia Cristina Pascotto,3Lazara Maria Marques dos Santos
1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2ORIENTADOR,3OUTROS
elianemarinho20@gmail.com

RESUMO

O ensino de Biologia requer, de forma contínua, uma relação entre a teoria e a prática. A Biologia trata de muitos assuntos a níveis microscópios e processos abstratos, os quais não são compreendidos pela maioria dos estudantes. Para isso, são necessárias metodologias alternativas, tais como aulas práticas e experimentos. As metodologias utilizadas pela maioria dos professores de Biologia são, principalmente, aulas expositivas, trabalhando raramente com recursos audiovisuais e aulas práticas. A realização de atividades práticas durante as aulas de biologia permitem que o aluno observe, questione, investigue e até comprove a teoria aplicada em sala de aula pelo professor. Umas das dificuldades observadas durante as regências do Programa Residência Pedagógica (PRP) em Biologia, na E. E. Heronides Araujo, em Barra do Garças/MT, é que os alunos não veem a Biologia como algo que faz parte do seu dia a dia. Outro grande desafio nessa escola em questão foi quanto à aplicação de aulas práticas no laboratório de Ciências, pois a escola dispõem de espaço físico, mas não possui equipamentos, vidrarias, nem reagentes no laboratório. É fato inegável que a ausência de aulas práticas tem prejudicado muito a aprendizagem dos estudantes. Na realidade de uma escola pública sem laboratório para as atividades experimentais, o professor deve utilizar estratégias pedagógicas alternativas que permitam facilitar o aprendizado de Biologia aos alunos, de forma clara e significativa, aplicando aulas práticas em sala de aula ou mesmo fora dela. Mesmo sem um laboratório equipado, diversas atividades práticas de Biologia podem ser desenvolvidas. Como exemplo, na aula sobre célula animal, foi confeccionado com os alunos de 1° ano do ensino médio, a construção de uma maquete de célula, utilizando massinha de modelar e EVA, sendo ainda confeccionadas todas as estruturas intracelulares. Para explicar o transporte através da membrana plasmática, foi realizado um experimento simples, utilizando-se recipientes com água pura, água salgada e folhas de alface. A partir desse experimento, os estudantes puderam compreender e visualizar o processo da osmose. Para ter práticas proveitosas, é necessário planejar, preparar e aplicar a metodologia corretamente. O importante é ter em mente que, mesmo em escolas com poucos recursos, é possível ministrar aulas diferentes, divertidas e extremamente proveitosas.

PALAVRAS-CHAVE

Aula prática. Relato de Experiência. Ensino de Biologia. Ensino Médio.