OS DESAFIOS DE ENSINAR BIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIENCIA
1ELIANE MARINHO DOS SANTOS SILVA,2Márcia Cristina Pascotto,3Lazara Maria Marques dos Santos 1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2ORIENTADOR,3OUTROS elianemarinho20@gmail.com
RESUMO
O ensino de Biologia requer,
de forma contínua, uma relação entre a teoria e a prática. A Biologia trata de muitos
assuntos a níveis microscópios e processos abstratos, os quais não são
compreendidos pela maioria dos estudantes. Para isso, são necessárias metodologias
alternativas, tais como aulas práticas e experimentos. As metodologias
utilizadas pela maioria dos professores de Biologia são, principalmente, aulas
expositivas, trabalhando raramente com recursos audiovisuais e aulas práticas.
A realização de atividades práticas durante as aulas de biologia permitem que o
aluno observe, questione, investigue e até comprove a teoria aplicada em sala
de aula pelo professor. Umas das dificuldades observadas durante as regências do
Programa Residência Pedagógica (PRP) em Biologia, na E. E. Heronides Araujo, em
Barra do Garças/MT, é que os alunos não veem a Biologia como algo que faz parte
do seu dia a dia. Outro grande desafio nessa escola em questão foi quanto à
aplicação de aulas práticas no laboratório de Ciências, pois a escola dispõem
de espaço físico, mas não possui equipamentos, vidrarias, nem reagentes no
laboratório. É fato inegável que a ausência de aulas práticas tem prejudicado
muito a aprendizagem dos estudantes. Na realidade de uma escola pública sem
laboratório para as atividades experimentais, o professor deve utilizar
estratégias pedagógicas alternativas que permitam facilitar o aprendizado de
Biologia aos alunos, de forma clara e significativa, aplicando aulas práticas
em sala de aula ou mesmo fora dela. Mesmo sem um laboratório equipado, diversas
atividades práticas de Biologia podem ser desenvolvidas. Como exemplo, na aula
sobre célula animal, foi confeccionado com os alunos de 1° ano do ensino médio,
a construção de uma maquete de célula, utilizando massinha de modelar e EVA, sendo
ainda confeccionadas todas as estruturas intracelulares. Para explicar o
transporte através da membrana plasmática, foi realizado um experimento simples,
utilizando-se recipientes com água pura, água salgada e folhas de alface. A
partir desse experimento, os estudantes puderam compreender e visualizar o
processo da osmose. Para ter práticas proveitosas, é necessário planejar, preparar
e aplicar a metodologia corretamente. O importante é ter em mente que, mesmo em
escolas com poucos recursos, é possível ministrar aulas diferentes, divertidas
e extremamente proveitosas.
PALAVRAS-CHAVE
Aula prática. Relato de Experiência. Ensino de Biologia. Ensino Médio.