ANÁLISE DA INTERCULTURALIDADE: GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA, UM DEBATE POSSÍVEL NA E. E. SÃO MIGUEL
1EDUARDA CAROLINA IRBER,2WARLEY CARLOS DE SOUZA 1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2ORIENTADOR dudairber@gmail.com
RESUMO
A realidade da sociedade contemporânea vem revelando a influência que as questões subjetivas passaram a ter nas pessoas atualmente, promovendo um processo sociocultural mais subjetivo, nos quais, as discussões relativas de gênero surgem como algo amplo e novo, visto como diferente por aquilo que é tradicional e que respeita o padrão social imposto, assim, o diferente é resultante de um processo de práticas e aprendizagens individuais, que considera as relações e emoções de cada ser com si próprio e/ou coletivamente no meio em que se habita, todo esse processo acontece ao decorrer da vida. Enfatizando esse pensamento e respaldando o movimento, sobretudo os elementos da ginástica geral que também carregam consigo uma trajetória ao decorrer do tempo, e em sua construção, que quando desvelada resulta em características distintas de cada movimento, respeitando o mínimo de técnica exigida para caracterizar os elementos, que nos quais culturalmente, principalmente no senso comum em sua maioria também são subjugadas de acordo com o gênero, dito isso, o objetivo é esclarecer para todos que os movimentos, sendo neste caso, elementos ginásticos, são formas de expressão corporal e não expressão de gênero, mas que devido a influência cultural, esses conceitos se confundem, necessitando ampliá-los e aprimorá-los.Assim, usufruindo das ideias acima, percebeu a possibilidade de trabalhar todo esse contexto na E.E. São Miguel, oportunizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID 2018/2019, com um polo nesta escola, em Pontal do Araguaia-MT, promovendo aos acadêmicos a chance de melhor se aprimorar epistemologicamente e tacitamente em sua formação docente. Portanto, vem sendo utilizado a ginástica geral como ferramenta pedagógica, nas aulas de educação física do 7º ano Matutino e nas reuniões do PIBID no período de duração do programa, de acordo com o projeto acadêmico individual, no qual cada acadêmico participante do PIBID estruturou o seu, podendo também ser em dupla, contudo, o trabalho foi formulado com base em indivíduos comprometidos na formação da educação básica, inseridos nesta situação sociocultural que vem se modificando, mostrando relevância no processo de formação humana do aluno, remanescente de respeito e tolerância com as limitações e peculiaridades de si, do outro , assim como no âmbito escolar e/ou social.