Universidade Federal de Mato Grosso

ZOONOSES E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONHECER, COMPARTILHAR E MULTIPLICAR

1Andreza da Silva Melo,2Satie Katagiri,3Andreza da Silva Melo,4Rayssa,5Ana Cristina de Almeida Ribeiro
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
haristtie1@gmail.com

RESUMO

A educação e o acesso à informações são direitos da população e atualmente embora a mídia esteja presente no cotidiano de todos, as zoonoses ainda persistem com informações desencontradas e superficiais. O presente trabalho teve como objetivo, capacitar e desmitificar estudantes de nível médio do Instituto Federal de Mato Grosso e do Ensino Fundamental, em relação aos cuidados da posse responsável e a importância do controle populacional de cães e gatos errantes, assim como aspectos relacionados ao controle e profilaxia de zoonoses no município, onde o conhecimento prévio dos estudantes IFMT, foi investigado por meio de aplicação de um questionário. Após esta etapa, iniciou-se a capacitação dos estudantes inscritos voluntariamente no projeto de extensão da UFMT, pelas alunas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas sempre sob supervisão da coordenadora do projeto. Após a etapa de capacitação, o mesmo questionário foi reaplicado aos alunos para verificar a absorção de novas informações, o que permitiu verificar a grande diferença entre o conhecimento pré e pós capacitação. Além disso, deu-se inicio as etapas de conhecimento e das informações, em escolas públicas do Município de Pontal do Araguaia. A execução ocorreu inicialmente na Escola Municipal São Jorge, em Pontal do Araguaia/MT, com crianças e adolescentes de faixa etária entre 08 e 15 anos. Nesta etapa, tanto as estudantes da UFMT como os do IFMT, estavam acompanhados pela equipe técnica da Vigilância Epidemiológica e Educação em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, com encontros semanalmente em diferentes turmas, sob autorização prévia da direção escolar. Relacionados sobre controle populacional de animais errantes e posse responsável. Todas as atividades da etapa de multiplicação,foram de maneira dinâmica e participativa na construção do saber a partir da troca de experiências e a vivência com a realidade vigente. Foram utilizados como recursos para a execução das atividades equipamentos audiovisuais, material de papelaria, teatro de fantoches e jogos pedagógicos/lúdicos como forma de fixação do conteúdo. Os resultados alcançados foram satisfatórios sendo possível perceber durante todas as etapas de desenvolvimento do projeto, a importância de se desmistificar erudições culturais a respeito das zoonoses entre os estudantes, ao se tornarem cientes dos reais riscos e meios profiláticos, se tornam multiplicadores contínuos de conhecimento na sociedade onde estão inseridos.

PALAVRAS-CHAVE

Zoonoses, Posse Responsável, Controle Populacional, Animais, Saúde.