Universidade Federal de Mato Grosso

A ausência dos pais na vida escolar e seus prejuízos

1Mizael Silva Lima,2Mônica Maria dos Santos
1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2ORIENTADOR
mizael.kanu@gmail.com

RESUMO

O relato de experiência apresenta o que foi vivenciado na participação como bolsista do Pibid no ano de 2018 e 2019. O programa visa aproximar a realidade das escolas públicas de educação básica, e tem como finalidade o aprimoramento de estudantes e apoio aos professores em formação dos cursos de licenciatura. Os objetivos do projeto são: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade inicial dos professores nos cursos de licenciatura; inserir os licenciados no cotidiano de escolas da rede pública de educação; incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes. A experiência de participar do Pibid não é apenas para a formação profissional, mas principalmente para a formação como pessoa, o programa faz o acadêmico vivenciar fatos cotidianos do ambiente escolar desde a interação com a sala de aula desde o processo que rege o ambiente escolar e todos os seus bastidores. Para participar do programa Pibid o acadêmico deveria seguir as instruções do edital da capes nº 07/2018. O primeiro encontro na escola estadual Francisco Dourado aconteceu no dia 23 de agosto de 2018, localizada a 6km do centro da cidade que fica no meio de 5 bairros periféricos, chácaras e fazendas, atendendo aos alunos residentes desses bairros, oferece desde o 6º ano do fundamental até o 3º ano do ensino médio, funciona no matutino e vespertino. Foi observado que a estrutura da escola e muito antiga e não oferece condições para um bom desempenho para o andamento para a aula como ventiladores barulhentos e muitos outros contratempos, mas o principal problema na escola é a falta de limites e educação dentro de sala de aula por uma grande parte de alunos que os pais não são presentes no andamento do filho no ambiente escolar ou pais que são separados, pais que usam drogas e não tem responsabilidades com o filho. Observando essa situação, nota-se que o psicológico de alunos em que os pais não acompanham o filho, esses não tem foco e atrapalham o andamento da aula, pois não compreendem o sentido da vida nem a importância de se estudar. Além da falta de estrutura o professor tem que intervir a quase todos os momentos tentando controlar situações de desequilíbrio dentro da sala de aula pela desestrutura familiar em que o aluno vive fora da escola.

PALAVRAS-CHAVE

desestrutura familiar, pais que não acompanham o filho no ambiente escolar.