Universidade Federal de Mato Grosso

USO DE TRILHA DE CACHOEIRAS NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA AZUL, BARRA DO GARÇAS /MT, COMO ESTRATÉGIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

1SHIRLYJAINE DA SILVA FRANCISCO RIBEIRO,2Júlia Cristina Ramos Gonçalves,3Tassiana Reis Rodrigues dos Santos,4Márcia Cristina Pascotto
1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,3OUTROS,4ORIENTADOR
shirlyribeiro.sr@gmail.com

RESUMO

O Parque Estadual da Serra Azul (PESA) abrange cerca de 11 000 hectares inseridos no Bioma Cerrado e constitui uma importante área para preservação dos ecossistemas e da diversidade biológica. Por conta da beleza e dos recursos naturais esta unidade possui alto potencial turístico e, por conseguinte, o fluxo de pessoas podem resultar em diversos impactos ambientais negativos, como o descarte de lixos pela trilha. Por proporcionar vivência de forma direta e interpretativa, as trilhas são consideradas recursos valiosos para trabalhar temáticas ambientais. Neste sentido, este trabalho objetivou avaliar a percepção e sensibilização dos educandos sobre os resíduos encontrados nas trilhas. Para tal desenvolvemos a proposta em duas etapas: (1): realização da Trilha das Cachoeiras no PESA com alunos do 3° ano de Controle Ambiental do IFMT-Barra do Garças, para: coletar resíduos sólidos e analisar a comunicação visual e estrutura do parque, referente ao lixo;(2): aplicação de questionário aos estudantes com caráter avaliativo. Os dados obtidos dos questionários foram tabulados no Microsoft Excell. Ao longo do percurso encontramos papel, plástico e vidro em poucas quantidades, tornando-se possível observar aumento ao final da trilha, onde há acesso para Cachoeira da Usina (espaço concessionado de uso privativo) e maior fluxo de pessoas. Foram observadas duas placas informativas com normas de condutas somente no início e ao final da trilha. Conforme respostas dos questionários, percebemos que os estudantes preocupam com a quantidade de lixeiras observadas (uma, no início do percurso), visto que a maioria sugeriu implementação de mais lixeiras. Outras medidas sugeridas foram: placas informativas sobre o descarte correto dos lixos, orientações pré-visita, palestras e fiscalização. Sendo assim, concluímos que o uso de trilhas como estratégias de ensino, contribui significativamente para percepção e sensibilização dos estudantes acerca de temáticas ambientais.

PALAVRAS-CHAVE

Palavras-chaves: Educação Ambiental. Impacto Ambiental. Resíduos Sólidos.