USO DE
TRILHA DE CACHOEIRAS NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA AZUL, BARRA DO GARÇAS /MT,
COMO ESTRATÉGIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1SHIRLYJAINE DA SILVA FRANCISCO RIBEIRO,2Júlia Cristina Ramos Gonçalves,3Tassiana Reis Rodrigues dos Santos,4Márcia Cristina Pascotto 1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,3OUTROS,4ORIENTADOR shirlyribeiro.sr@gmail.com
RESUMO
O Parque Estadual da Serra Azul (PESA) abrange cerca de 11
000 hectares inseridos no Bioma Cerrado e constitui uma importante área para
preservação dos ecossistemas e da diversidade biológica. Por conta da beleza e
dos recursos naturais esta unidade possui alto potencial turístico e, por
conseguinte, o fluxo de pessoas podem resultar em diversos impactos ambientais
negativos, como o descarte de lixos pela trilha. Por proporcionar vivência de
forma direta e interpretativa, as trilhas são consideradas recursos valiosos
para trabalhar temáticas ambientais. Neste sentido, este trabalho objetivou
avaliar a percepção e sensibilização dos educandos sobre os resíduos encontrados
nas trilhas. Para tal desenvolvemos a proposta em duas etapas: (1): realização da Trilha das Cachoeiras no
PESA com alunos do 3° ano de Controle Ambiental do IFMT-Barra do Garças, para: coletar
resíduos sólidos e analisar a comunicação visual e estrutura do parque, referente
ao lixo;(2): aplicação de
questionário aos estudantes com caráter avaliativo. Os dados obtidos dos
questionários foram tabulados no Microsoft Excell. Ao longo do percurso
encontramos papel, plástico e vidro em poucas quantidades, tornando-se possível
observar aumento ao final da trilha, onde há acesso para Cachoeira da Usina
(espaço concessionado de uso privativo) e maior fluxo de pessoas. Foram
observadas duas placas informativas com normas de condutas somente no início e
ao final da trilha. Conforme respostas dos questionários, percebemos que os estudantes
preocupam com a quantidade de lixeiras observadas (uma, no início do percurso),
visto que a maioria sugeriu implementação de mais lixeiras. Outras medidas
sugeridas foram: placas informativas sobre o descarte correto dos lixos,
orientações pré-visita, palestras e fiscalização. Sendo assim, concluímos que o
uso de trilhas como estratégias de ensino, contribui significativamente para
percepção e sensibilização dos estudantes acerca de temáticas ambientais.