Universidade Federal de Mato Grosso

A Ginástica com o complemento da Dança 

1Talia souza strutz,2Warley Carlos de Souza ,3Yves Silva Lima dos Santos
1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2ORIENTADOR,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
talia.souza.bg@hotmail.com

RESUMO

O presente trabalho, é ofertado pelo o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Federal de Mato Grosso, no curso de Educação Física, sob orientação do professor Warley Carlos de Souza, destinado à Escola Estadual Dom José Selva, os responsáveis por desenvolver o projeto é Talia Souza Strutz e Yves Silva Lima dos Santos. Por tanto, há diversas situações desafiadoras no ambiente escolar, que por muitas vezes, educandos, deixam de praticar algumas modalidades que compõe a disciplina, digo elas Ginástica e Dança. O objetivo é trabalhar na formação humana, na cultura corporal dos indivíduos, acredita-se que a ginástica e a dança, tem um papel muito importante, na liberdade dos seres humanos, na organização de identidade de cada um. Sobre tudo, esse projeto coloca a ginástica como o centro e a dança como um elemento que se integra a um todo na ginástica. A metodologia na prática pedagógica, tendo como base o livro de Coletivo de Autores e Paulo Freireo, o uso de diálogos, é bastante abordado, por serem modalidades, que é recorrente o preconceito e discriminação, por meio dessas modalidades, pode se trabalhar, de acordo com a abordagem crítico-superadora, pois o educadores tem esse papel, de fazer com que tenham uma outra visão de mundo, respeitando as aprendizagem de todos. Desta forma, estás modalidades, representa, a liguagem como forma de expressões, possibilita que os alunos mostrem suas criatividades, e a ludicidade também faz parte, dessa liberdade, autonomia de si próprio, à respeito da diversidade e entre outras, com diversas adaptações. Os resultados não obtidos, por motivos de, ser um trabalho de revisão literatura. Conclui -se que este trabalho, ampliou de forma significativa à respeito dos referenciais teóricos, para saber como lidar, com as situações, porque cada aluno, tem sua individualidade, mesmo trabalhando com a coletivadade. Paulo Freire “ O sujeito não deve estar somente no mundo, mas com o mundo", a educação fisica, não é só esporte, mas sim uma preparação de novas visões de mundo, de superação, para que assim, possam se encaixar no mundo, mas com suas próprias individualidades. Este projeto prioza, que o aluno se liberte, de dentro pra fora. Diante das experiências, a cada dia, se aprende, o professor com o aluno, o aluno com o professor, o professor se renova a cada momento. São experiências que contribui, para a vida, acadêmica e pessoal.

PALAVRAS-CHAVE

Formação