Universidade Federal de Mato Grosso

UM DIA NO MUSEU: ESTUDO SOBRE O ATROPELAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES

1Monalisa Costa Lima,2Lazara Maria Marques dos Santos,3Márcia Cristina Pascotto
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2OUTROS,3ORIENTADOR
monalisa.lavras@gmail.com

RESUMO

Os objetivos deste trabalho foram conscientizar estudantes de ensino médio sobre a importância da preservação da fauna silvestre do Cerrado e apresentar dados sobre a morte de animais, nas estradas e rodovias brasileiras. A aula foi desenvolvida no dia 23/05/2019, no Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA) a estudantes de duas turmas de 2° ano do ensino médio da E. E. Heronides Araujo, em Barra do Garças/MT, onde o Programa Residência Pedagógica de Biologia da UFMT/CUA atua. A atividade foi dividida em dois momentos: uma palestra e uma aula junto à coleção de zoologia do MuHNA. Os dados apresentados sobre atropelamento foram retirados do Sistema Urubu, que consiste em uma plataforma de conservação sobr4e a biodiversidade brasileira, do CBEE (Centro Brasileiro de Estudos de Ecologia de Estradas). Durante a palestra, foram apresentados dados sobre: as principais espécies que mais morrem por atropelamento nas estradas brasileiras; as taxas de mortalidade, por grupos animais; os principais locais onde os animais são atropelados e os estados em que as taxas de mortalidade são maiores; e as metodologias que podem ser adotadas para diminuir o número de mortes, nas estradas brasileiras. Em seguida, os alunos foram conduzidos à Sala de Exposição Interativa do MuHNA para observar os animais taxidermizados, que se encontram neste acervo. Foi enfatizado que todas as peças de vertebrados, em exposição, são provenientes de morte por atropelamento na região, sendo os mesmos doados ou recolhidos pela equipe do MuHNA. Durante a prática, foram passadas informações sobre ocorrência, grau de ameaça das espécies e dados sobre biologia e ecologia dos animais, complementando, assim, conteúdos teóricos já trabalhados em sala de aula. Ao final, os participantes elaboraram seus relatórios individuais sobre a aula no MuHNA, que foi entregue ao professor responsável para avaliação de aprendizagem deste conteúdo. Dessa forma, o MuHNA torna-se um importante espaço não formal de educação, onde se pode trabalhar diversos temas, especialmente a educação ambiental.

PALAVRAS-CHAVE

Museu de história natural. Atropelamento de animais. Educação ambiental.