UM DIA NO MUSEU: ESTUDO
SOBRE O ATROPELAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES
1Monalisa Costa Lima,2Lazara Maria Marques dos Santos,3Márcia Cristina Pascotto 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2OUTROS,3ORIENTADOR monalisa.lavras@gmail.com
RESUMO
Os
objetivos deste trabalho foram conscientizar estudantes de ensino médio sobre a
importância da preservação da fauna silvestre do Cerrado e apresentar dados
sobre a morte de animais, nas estradas e rodovias brasileiras. A aula foi
desenvolvida no dia 23/05/2019, no Museu de História Natural do Araguaia
(MuHNA) a estudantes de duas turmas de 2° ano do ensino médio da E. E.
Heronides Araujo, em Barra do Garças/MT, onde o Programa Residência Pedagógica
de Biologia da UFMT/CUA atua. A atividade foi dividida em dois momentos: uma
palestra e uma aula junto à coleção de zoologia do MuHNA. Os dados apresentados
sobre atropelamento foram retirados do Sistema Urubu, que consiste em uma
plataforma de conservação sobr4e a biodiversidade
brasileira, do CBEE (Centro Brasileiro de Estudos de Ecologia de Estradas). Durante
a palestra, foram apresentados dados sobre: as principais espécies que mais
morrem por atropelamento nas estradas brasileiras; as taxas de mortalidade, por
grupos animais; os principais locais onde os animais são atropelados e os
estados em que as taxas de mortalidade são maiores; e as metodologias que podem
ser adotadas para diminuir o número de mortes, nas estradas brasileiras. Em
seguida, os alunos foram conduzidos à Sala de Exposição Interativa do MuHNA para
observar os animais taxidermizados, que se encontram neste acervo. Foi
enfatizado que todas as peças de vertebrados, em exposição, são provenientes de
morte por atropelamento na região, sendo os mesmos doados ou recolhidos pela
equipe do MuHNA. Durante a prática, foram passadas informações sobre
ocorrência, grau de ameaça das espécies e dados sobre biologia e ecologia dos
animais, complementando, assim, conteúdos teóricos já trabalhados em sala de
aula. Ao final, os participantes elaboraram seus relatórios
individuais sobre a aula no MuHNA, que foi entregue ao professor responsável
para avaliação de aprendizagem deste conteúdo. Dessa forma, o MuHNA torna-se um
importante espaço não formal de educação, onde se pode trabalhar diversos
temas, especialmente a educação ambiental.
PALAVRAS-CHAVE
Museu de história natural. Atropelamento de animais. Educação ambiental.