Universidade Federal de Mato Grosso

EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE TRILHA ECOLÓGICA: COMUNICAÇÃO VISUAL

1Maria Ines de Carvalho Pomilio,2Taianny Rayssa Oliveira Almeida,3João Paulo Pereira de Brito Silva,4Marcia Cristina Pascotto,5Tassiana Reis Rodrigues dos Santos
1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,4ORIENTADOR,5ORIENTADOR
mpomilio@yahoo.com

RESUMO

As trilhas ecológicas são de suma importância em áreas protegidas, pois permitem o melhor manejo da área por quem a explora e por quem a administra. Em muitas Unidades de Conservação e áreas de uso público, os visitantes não contam com o auxílio de guias, necessitando de placas como principal meio de comunicação entre o visitante e os gestores da área. Este trabalho teve como objetivo verificar a sinalização da trilha das cachoeiras do Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças/MT, e ainda responder a pergunta: De que maneira a trilha das cachoeiras, muito utilizada pela população local, pode contribuir para preservar o Cerrado? Este trabalho foi realizado com estudantes do 3º ano do Ensino Médio do curso técnico em Controle Ambiental do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Barra do Garças/MT, pelos residentes do Programa Residência Pedagógica/Biologia, com a supervisão da preceptora e orientadora responsável. A trilha das cachoeiras possui cerca de 2 Km e liga o interior do parque à cidade. Durante o percurso foi analisada a sinalização existente na trilha e discutido, com os estudantes, ideias para enriquecer a trilha para os visitantes. Foram feitos registros fotográficos e revisados conceitos referentes à disciplina de Biologia, com a finalidade de demonstrar como alguns conhecimentos teóricos podem ser aplicados, na prática, em ambientes naturais. A partir da análise da trilha, verificou-se que a mesma exibe sinalização devida em pontos como entrada, acesso às principais cachoeiras e sinalização de segurança, porém a sinalização de percurso é precária, não havendo informações sobre as espécies animais, vegetais, por exemplo. Sugere-se, adicionalmente, a instalação de placas de identificação sobre as principais espécies animais e vegetais que podem ser encontradas no trajeto, além de orientações sobre cuidados com o meio ambiente e com o descarte do lixo. Muitas informações podem ser feitas por meio de cartilhas e outros materiais didáticos, que podem ser distribuídos aos visitantes na entrada, promovendo, assim uma educação ambiental que favorece a preservação de toda área do parque.

PALAVRAS-CHAVE

educação ambiental