O ensino de literatura no Ensino Médio: Dom Casmurro em um júri simulado
1Maria Gabriella Vilela Silva de Jesus,2Maiara da Silva Martins,3Paloma Aires Figueiredo 1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA marivicana24@gmail.com
RESUMO
Esse relato de experiência tem como tema principal o ensino de literatura no ensino médio, trabalhando Dom Casmurro em um júri simulado, no qual foi abordada a principal problemática levantada por leitores do livro de Machado de Assis: Capitu traiu ou não Bentinho?. A importância de utilizar essa metodologia implica-se devido ao baixo interesse demonstrado por alunos secundaristas na leitura de textos literários antigos e com linguagem arcaica, assim, ao ser apresentada uma proposta diferente das usuais atividades avaliativas, é esperado que os alunos se despertem para a grandiosidade da literatura, não só em Dom Casmurro, mas em todos os textos literários. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de observação, feita nas aulas de Língua Portuguesa de diferentes séries do Ensino Médio, a partir do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). A metodologia utilizada em sala de aula foi dividir os alunos em grupos e indicar para cada grupo uma obra literária do Realismo, os alunos que ficaram responsáveis pela apresentação do livro Dom Casmurro de Machado de Assis, deveriam estudar para exercerem os papéis de um júri, ou seja, defensoria, promotoria e jurados, e assim, julgar a inocência de Maria Capitolina. A avaliação da professora supervisora foi feita pela demonstração do domínio da história, postura dos alunos, além do trabalho escrito ou em forma de slide. É importante ressaltar que o júri simulado literário foi realizado pelos alunos com algumas adaptações para não ser preciso aprofundar nas normas jurídicas, e que os trabalhos foram desenvolvidos para que o foco principal fosse a realização e a participação dos alunos e não a competição entre eles. Os principais objetivos alcançados com a realização desse método foram os de estimular a leitura em geral, a leitura dos clássicos literários, a pesquisa, além de ampliar as habilidades dos alunos no âmbito da argumentação e oralidade. Foi percebido em sala de aula que a maioria dos alunos se dedicaram à pesquisa e a leitura parcial ou integral das obras e que essa didática “fora do comum” os incentivou a realizar a atividade e aprender o conteúdo proposto. É inegável que são muitas as dificuldades encontradas pelo professor de Língua Portuguesa em sala de aula, porém, além dos bons resultados obtidos com os alunos da escola, estes também se realizaram com as alunas bolsistas do PIBID, que entenderam o ensino da literatura como passível de inovações e realizações.