Universidade Federal de Mato Grosso

PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE O PROJETO DE EXTENSÃO AMIGOS DA ALEGRIA

1Rocha,2Luana Gabriela Silva de Freitas ,3Julia de Almeida Catarino Pereira ,4Solange Márcia Melo Monteiro Falcão,5Marcos Vinicius Costa Santos
1OUTROS,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4OUTROS,5BOLSISTA DE EXTENSÃO
eliasufmt@yahoo.com.br

RESUMO

Baseado na Política Nacional de Humanização o projeto Amigos da Alegria possibilita um ambiente menos hostil e promove ao sujeito que está hospitalizado e afastado da família, colaborando com a melhora do quadro de saúde. Os estudantes vestidos de palhaços atuam no hospital visando integrar um cuidar eficiente e mais humano, em consonância com o conceito ampliado de saúde. Entende-se que a música como processo terapêutico sistematizado, utiliza de seus elementos para atingir objetivos terapêuticos na prevenção, manutenção e recuperação da saúde física e mental. Objetiva-se descrever sobre a percepção docente em relação ao projeto de extensão Amigos da Alegria. Trata-se de relato de experiência acerca da vivência de um professor do projeto, onde foi observado alguns dos integrantes, pacientes, acompanhantes e membros da equipe de enfermagem, a fim de descrever as experiências durante a execução das atividades de extensão. As ações foram realizadas em um hospital público no interior de Mato Grosso, entre os meses de maio e agosto de 2019, após ser aprovado pela câmara de extensão do Campus Araguaia (050320191253241614). Identificou-se que o projeto tem contribuído significativamente auxiliando os estudantes a compreenderem que o cantar e brincar de forma terapêutica poderá minimizar sofrimento dos pacientes internados, além do bem estar proporcionado pelo sorriso e alegria durante a interação no ambiente hospital. Percebeu-se que as atividades tem beneficiando na redução da timidez e estresse dos membros da equipe executora, pois a música tem a capacidade de trazer a harmonia e recordações estimulando então os hormônios do prazer. Verificou-se que muitos pacientes e acompanhantes tiveram momentos de grandes reflexões, alguns cantando com equipe, outros chorando e expressando seus sentimentos de contentamento pela transformação que a palhaçoterapia proporcionou dentro do ambiente hospitalar. Conclui-se que o projeto tem proporcionado grandes contribuições relevantes nas experiencias acadêmicas dos estudantes, bem como, amenizado o desconforto e a angustia durante a internação hospitalar de muitos pacientes contemplando assim um ambiente laboral mais harmonioso aos funcionários.

PALAVRAS-CHAVE

percepção, hospital, estudantes.