PERCEPÇÃO
DOCENTE SOBRE O PROJETO DE EXTENSÃO AMIGOS DA ALEGRIA
1Rocha,2Luana Gabriela Silva de Freitas ,3Julia de Almeida Catarino Pereira ,4Solange Márcia Melo Monteiro Falcão,5Marcos Vinicius Costa Santos 1OUTROS,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4OUTROS,5BOLSISTA DE EXTENSÃO eliasufmt@yahoo.com.br
RESUMO
Baseado na Política Nacional de Humanização o projeto
Amigos da Alegria possibilita um ambiente menos
hostil e promove ao sujeito que está hospitalizado e afastado da família,
colaborando com a melhora do quadro de saúde. Os estudantes vestidos de palhaços
atuam no hospital visando integrar um cuidar eficiente e mais humano, em
consonância com o conceito ampliado de saúde. Entende-se que a música como
processo terapêutico sistematizado, utiliza de seus elementos para atingir
objetivos terapêuticos na prevenção, manutenção e recuperação da saúde física e
mental. Objetiva-se descrever sobre a percepção docente em relação ao projeto de
extensão Amigos da Alegria. Trata-se de relato de experiência acerca da
vivência de um professor do projeto, onde foi observado alguns dos integrantes,
pacientes, acompanhantes e membros da equipe de enfermagem, a fim de descrever
as experiências durante a execução das atividades de extensão. As ações foram
realizadas em um hospital público no interior de Mato Grosso, entre os meses de
maio e agosto de 2019, após ser aprovado pela câmara de extensão do Campus
Araguaia (050320191253241614). Identificou-se que o
projeto tem contribuído significativamente auxiliando os estudantes a
compreenderem que o cantar e brincar de forma terapêutica poderá minimizar
sofrimento dos pacientes internados, além do bem estar proporcionado pelo
sorriso e alegria durante a interação no ambiente hospital. Percebeu-se que as
atividades tem beneficiando na redução da timidez e estresse dos membros da
equipe executora, pois a música tem a capacidade de trazer a harmonia e
recordações estimulando então os hormônios do prazer. Verificou-se que muitos
pacientes e acompanhantes tiveram momentos de grandes reflexões, alguns
cantando com equipe, outros chorando e expressando seus sentimentos de
contentamento pela transformação que a palhaçoterapia proporcionou dentro do
ambiente hospitalar. Conclui-se que o projeto tem proporcionado grandes
contribuições relevantes nas experiencias acadêmicas dos estudantes, bem como, amenizado
o desconforto e a angustia durante a internação hospitalar de muitos pacientes contemplando
assim um ambiente laboral mais harmonioso aos funcionários.