COLETA DE ESTRUTURAS ANATÔMICAS DE ANIMAIS PARA FINS DIDÁTICOS
1Karine Pereira de Assis,2Bruno Freitas de Sousa Silva,3Camila Juliana da Silva Dias,4Márcia Cristina Pascotto,5Lazara Maria Marques dos Santos 1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,4ORIENTADOR,5ORIENTADOR karinepereiraassis@hotmail.com
RESUMO
Considerando que o Reino Animalia compreende todos os animais que conhecemos (vertebrados e invertebrados), foram pensadas formas que demonstrassem clareza e facilitassem a compreensão sobre o conteúdo de diversidade de fauna lecionado na disciplina de biologia do ensino médio, na Escola Estadual Heronides Araújo. Coletamos e fotografamos material biológico do Reino Animal e, posteriormente, utilizaremos o material coletado como recurso complementar para as aulas teóricas. O plastrão e o crânio de quelônio será utilizado para mostrar as diferenças ósseas em relação a outros vertebrados expostos no Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA), desta forma, serão apontadas as analogias evolutivas. As conchas apresentam linhas de crescimento visualizadas a olho nú. Sendo possível também observar o tipo de articulação das valves e as diferenças entre eles e os representantes terrestres da mesma classe. Com as escamas é possível observar seu padrão de crescimento, isso contribui para uma melhor visualização da aula teórica e consequente melhora na compreensão da disciplina. Os materiais foram obtidos por meio de coleta e também foram feitos registros fotográficos de alguns exemplares, bem como de estruturas animais. Parte do material foi coletado/fotografado na Praia da Manteiga, Rio da Mortes, no Refúgio de Vida Silvestre, do projeto Quelônios do Araguaia, município de Ribeirão Cascalheira - MT, outra parte em Novo Santo Antonio, Rancho Jatobá, Parque Estadual do Araguaia, o restante do material que pode ser usado como complemento encontra-se exposto no acervo do museu. Como resultado, foram coletados: plastrão e crânio de quelônio e fotografia dos ovos (podendo ser utilizado na aula de diversidade de répteis), conchas de moluscos de água doce (aula de invertebrados e moluscos), escamas de peixe Pirarucu, fotos e vídeos de arraia (aula de peixes: cordados aquáticos). Devido a baixa diversidade de material coletado até o momento, será necessário a utilização complementar de peças que já fazem parte do acervo do museu, para uma melhor representação de cada tema que será ministrado para turma.