Universidade Federal de Mato Grosso

COLETA DE ESTRUTURAS ANATÔMICAS DE ANIMAIS PARA FINS DIDÁTICOS

1Karine Pereira de Assis,2Bruno Freitas de Sousa Silva,3Camila Juliana da Silva Dias,4Márcia Cristina Pascotto,5Lazara Maria Marques dos Santos
1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,4ORIENTADOR,5ORIENTADOR
karinepereiraassis@hotmail.com

RESUMO

Considerando que o Reino Animalia compreende todos os animais que conhecemos (vertebrados e invertebrados), foram pensadas formas que demonstrassem clareza e facilitassem a compreensão sobre o conteúdo de diversidade de fauna lecionado na disciplina de biologia do ensino médio, na Escola Estadual Heronides Araújo. Coletamos e fotografamos material biológico do Reino Animal e, posteriormente, utilizaremos o material coletado como recurso complementar para as aulas teóricas. O plastrão e o crânio de quelônio será utilizado para mostrar as diferenças ósseas em relação a outros vertebrados expostos no Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA), desta forma, serão apontadas as analogias evolutivas. As conchas apresentam linhas de crescimento visualizadas a olho nú. Sendo possível também observar o tipo de articulação das valves e as diferenças entre eles e os representantes terrestres da mesma classe. Com as escamas é possível observar seu padrão de crescimento, isso contribui para uma melhor visualização da aula teórica e consequente melhora na compreensão da disciplina. Os materiais foram obtidos por meio de coleta e também foram feitos registros fotográficos de alguns exemplares, bem como de estruturas animais. Parte do material foi coletado/fotografado na Praia da Manteiga, Rio da Mortes, no Refúgio de Vida Silvestre, do projeto Quelônios do Araguaia, município de Ribeirão Cascalheira - MT, outra parte em Novo Santo Antonio, Rancho Jatobá, Parque Estadual do Araguaia, o restante do material que pode ser usado como complemento encontra-se exposto no acervo do museu. Como resultado, foram coletados: plastrão e crânio de quelônio e fotografia dos ovos (podendo ser utilizado na aula de diversidade de répteis), conchas de moluscos de água doce (aula de invertebrados e moluscos), escamas de peixe Pirarucu, fotos e vídeos de arraia (aula de peixes: cordados aquáticos). Devido a baixa diversidade de material coletado até o momento, será necessário a utilização complementar de peças que já fazem parte do acervo do museu, para uma melhor representação de cada tema que será ministrado para turma.

PALAVRAS-CHAVE

Estrutura animal. Aprendizagem. Recursos didáticos. Aula prática.