RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO CRESCER: TECNOLOGIAS DO CUIDADO EM SAÚDE
1Fernanda Balbino Simões,2Ariane da Silva,3Priscilla Nicácio da Silva,4 Izabella Chrystina Rocha 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3OUTROS,4ORIENTADOR fbalbinosimoes@gmail.com
RESUMO
Introdução: A educação
permanente (EP) é compreendida como uma atualização cotidiana das práticas, no
qual possui aporte teórico, científico, metodológico, bem como tecnológico. É
uma ferramenta importante para a construção e atualização de conhecimentos, que
por vez reflete nos profissionais da saúde propiciando aporte teórico e prático
que direcionam os cuidados básicos e complexos. Ao utilizar-se a EP como
instrumento de tecnologia no cuidado visa-se a implantação de protocolos,
procedimentos técnicos, utilização adequada de recursos disponíveis e palestras. Objetivo: O presente trabalho teve como proposta relatar as ações
do projeto de extensão desenvolvidas com profissionais de saúde da Unidade de
Pronto Atendimento (UPA) de Barra do Garças. Metodologia: Foram feitas
reuniões semanais com os membros do projeto para o planejamento e execução das
atividades que eram realizadas mensalmente. De maio a setembro de 2019 foram
feitas ações com os temas de lavagem das mãos; calçamento de luvas estéreis;
punção venosa periférica; administração de medicamentos, diluição e vias de
administração, sendo essas atividades replicadas para todas pessoas da equipe
de saúde, ou seja, no mínimo de quatro vezes, nos turnos diurno e noturno. Para
o desenvolvimento e embasamento teórico das ações foram realizadas pesquisas
bibliográficas em artigos, protocolos, manuais, livros e cartilhas. Foram
feitos folders e para fixação do conhecimento houveram quiz, discussões e
demonstrações de técnicas para os profissionais. Resultados: No decorrer do
projeto observou-se que os profissionais após as participações nas ações
tentavam colocar em prática o que lhes foram ensinados e além disso replicavam
o conhecimento para os profissionais que não haviam participado. Ficou evidente
que durante as atividades muitas dúvidas foram esclarecidas e houveram
discussões sobre o que poderia ser feito para a melhoria do serviço, tais como
criação de protocolos e atualizações de manuais da UPA. Em relação aos
acadêmicos participantes foram relatadas trocas de experiências com os
profissionais de saúde, bem como aprimoramento de conteúdos importante na
formação acadêmica. Conclusão: Concluiu-se que a EP com ferramenta tecnológica,
possibilita uma equipe treinada e qualificada na melhoria da assistência a ser
prestada, bem como propicia o empoderamento profissional. Portanto, o
projeto foi relevante para aprofundar o conhecimento dos acadêmicos como dos
trabalhadores da unidade.