Universidade Federal de Mato Grosso

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO CRESCER: TECNOLOGIAS DO CUIDADO EM SAÚDE

1Fernanda Balbino Simões,2Ariane da Silva,3Priscilla Nicácio da Silva,4 Izabella Chrystina Rocha
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3OUTROS,4ORIENTADOR
fbalbinosimoes@gmail.com

RESUMO

Introdução: A educação permanente (EP) é compreendida como uma atualização cotidiana das práticas, no qual possui aporte teórico, científico, metodológico, bem como tecnológico. É uma ferramenta importante para a construção e atualização de conhecimentos, que por vez reflete nos profissionais da saúde propiciando aporte teórico e prático que direcionam os cuidados básicos e complexos. Ao utilizar-se a EP como instrumento de tecnologia no cuidado visa-se a implantação de protocolos, procedimentos técnicos, utilização adequada de recursos disponíveis e palestras. Objetivo: O presente trabalho teve como proposta relatar as ações do projeto de extensão desenvolvidas com profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra do Garças. Metodologia: Foram feitas reuniões semanais com os membros do projeto para o planejamento e execução das atividades que eram realizadas mensalmente. De maio a setembro de 2019 foram feitas ações com os temas de lavagem das mãos; calçamento de luvas estéreis; punção venosa periférica; administração de medicamentos, diluição e vias de administração, sendo essas atividades replicadas para todas pessoas da equipe de saúde, ou seja, no mínimo de quatro vezes, nos turnos diurno e noturno. Para o desenvolvimento e embasamento teórico das ações foram realizadas pesquisas bibliográficas em artigos, protocolos, manuais, livros e cartilhas. Foram feitos folders e para fixação do conhecimento houveram quiz, discussões e demonstrações de técnicas para os profissionais. Resultados: No decorrer do projeto observou-se que os profissionais após as participações nas ações tentavam colocar em prática o que lhes foram ensinados e além disso replicavam o conhecimento para os profissionais que não haviam participado. Ficou evidente que durante as atividades muitas dúvidas foram esclarecidas e houveram discussões sobre o que poderia ser feito para a melhoria do serviço, tais como criação de protocolos e atualizações de manuais da UPA. Em relação aos acadêmicos participantes foram relatadas trocas de experiências com os profissionais de saúde, bem como aprimoramento de conteúdos importante na formação acadêmica. Conclusão: Concluiu-se que a EP com ferramenta tecnológica, possibilita uma equipe treinada e qualificada na melhoria da assistência a ser prestada, bem como propicia o empoderamento profissional. Portanto, o projeto foi relevante para aprofundar o conhecimento dos acadêmicos como dos trabalhadores da unidade.

PALAVRAS-CHAVE

Educação permanente, cuidado, conhecimento