AS
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DESENVOLVIMENTAL NA PRÁTICA DOCENTE
1Victor Alves Santos,2Marilene Marzari,3Hidelberto de Sousa Ribeiro 1OUTROS,2OUTROS,3OUTROS victor.santosalves@hotmail.com
RESUMO
Este
estudo se propõe discutir as mudanças ocasionadas na prática
docente, a partir dos estudos desencadeados no Projeto de Pesquisa
“Organização
do ensino na perspectiva da Didática Desenvolvimental”,
realizado durante os anos de 2016 a 2019 e que tinha como objetivo
principal analisar
as contribuições da organização do ensino, na perspectiva da
Didática Desenvolvimental, na formação do pensamento teórico dos
escolares que frequentam as etapas finais da educação básica e/ou
do ensino superior de Barra do Garças/MT. Dentre os objetivos
específicos destaca-se: discutir os principais conceitos do
materialismo histórico e dialético, da abordagem histórico-cultural
e da teoria desenvolvimental e; planejar a organização do ensino, a
partir do referencial teórico da didática desenvolvimental. Os
estudos aconteceram, semanalmente, nas dependências Campus
Universitário do Araguaia/UFMT e contou com quatorze integrantes,
sendo 3 acadêmicos, 6 professores da educação básica e 5 do CUA.
A metodologia pautou-se nos procedimentos de observação realizada
durante o desenvolvimento do projeto e de entrevistas
semiestruturadas, com os participantes. Como resultados, destaca-se
mudanças significas no processo de ensino-aprendizagem na disciplina
de Fundamentos de Astronomia do Curso Licenciatura em Geografia, com
64 horas. A organização didática propiciou que os alunos, em
grupos, diferente do que estavam acostumados, participassem
ativamente das ações, operações e tarefas. Vale destacar que, por
meio dos conteúdos propostos, os alunos se apropriaram e
relacionaram com as práticas cotidianas e, assim, realizaram
generalizações mais elaboradas dos fenômenos geográficos. Outra
mudança foi a realização da atividade interdisciplinar envolvendo
as disciplinas de Fundamentos de Astronomia e Didática Geral, nas
quais os alunos elaboraram planos de aula a partir dos conteúdos
específicos da Geografia. Assim, acreditamos que a Teoria
Desenvolvimental faz a diferença na organização da atividade de
estudo, visto que, a maioria dos alunos avaliaram como importante,
principalmente porque as aulas não se pautaram em apresentações de
slides,
com
explicação do professor e da passividade dos alunos; os estudos de
textos eram mais teóricos, diferente do
‘amontoado’ de leituras e tarefas empíricas que pouco
contribuíam para a aprendizagem; de avaliações individuais que
requeriam memorização mecânica, sem muito compromisso com a
apropriação dos conceitos geográficos, entre outros.