ELABORAÇÃO COLABORATIVA DE UMA CARTILHA
EDUCATIVA SOBRE O DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CONTEXTO DA COVID-19
1Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas,2Bárbara Carolina Herani Lima ,3Larissa de Almeida Costa ,4Caroline Lima Fonseca,5Milena Santos e Silva,6Marcus Vinícius Mizoguchi,7Lidiane Cristina da Silva Alencastro,8Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas 1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6DOCENTE,7DOCENTE,8COORDENADOR AUTOR bruna_hinnah@hotmail.com
RESUMO
Diante da pandemia de COVID-19, a Organização Mundial da
Saúde recomendou a adoção do isolamento social. Para isso, houve o fechamento
de escolas e restrições domiciliar, o que impactou nas condições de vida de
crianças/adolescentes e família. Face à essas repercussões, é preciso
assegurar o direito de crianças e adolescentes. Neste sentido, buscou-se relatar a
experiência na elaboração colaborativa de uma cartilha educativa sobre o
direito de crianças e adolescente no contexto da COVID-19. Trata-se de um relato de experiência de integrantes do
Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde/Interprofissionalidade. O
processo de desenvolvimento da cartilha ocorreu a partir do Arco de Maguerez, à
luz da metodologia da problematização. Portanto, pautou-se pela observação da
realidade, definição dos pontos-chave, teorização, levantamento de hipóteses e aplicação
à realidade. A cartilha, destinada ao público adulto, é
composta por sete tópicos: 1) Direito de estar informado, 2) Direito à
Educação, 3) Direito à Alimentação, 4) Direito à Assistência de Saúde, 5) Direito
à Saúde Emocional, 6) Direito à Cultura da Paz e, 7) Direito à um Ambiente Seguro.
Esta apresenta os direitos e os cuidados necessários à população infantojuvenil.
O processo de construção da cartilha ocorreu de forma interprofissional, e
possibilitou a aprendizagem colaborativa aos extensionistas. Tal experiência
permitiu o desenvolvimento/aprimoramento de diversas competências colaborativas,
como a comunicação interprofissional, cooperação em equipe, liderança
colaborativa e respeito mútuo. Estas foram fundamentais no processo de criação
para avaliar, sistematizar e decidir os elementos mais adequados para compor o
material, com base em evidências científicas. Considera-se que esta
experiência permitiu o desenvolvimento deste material de ensino e divulgação sobre
os direitos de crianças e adolescentes face à pandemia. Além dos impactos
sociais, tal vivência possibilitou a aprendizagem interprofissional, essencial para
a formação em saúde.
PALAVRAS-CHAVE
Materiais Educativos e de Divulgação. Covid-19. Aprendizagem Colaborativa.