Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

O PET-SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE COMO PROPULSOR DE COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

1Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas,2Bárbara Carolina Herani Lima,3Caroline Lima Fonseca,4Larissa de Almeida Costa,5Milena Santos e Silva,6Marcus Vinícius Mizoguchi,7Lidiane Cristina da Silva Alencastro
1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6DOCENTE,7DOCENTE
bruna_hinnah@hotmail.com

RESUMO

O cuidado colaborativo em saúde tem como pressuposto o comprometimento da equipe com a resolutividade da atenção, a partir de constantes mecanismos de comunicação, integração e tomada de decisão em conjunto, com definições de responsabilidades entre os componentes, tal como incentivado pelo PET-Saúde/Interprofissionalidade. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de discentes e docentes sobre o desenvolvimento de competências colaborativas a partir da participação no PET- Saúde/Interprofissionalidade. Trata-se de um relato da experiência de integrantes do PET-Saúde/Interprofissionalidade, os quais fazem parte do programa desde abril de 2019. Durante este período, foram realizadas diversas atividades teóricas e práticas com foco nas competências, à luz da teoria Socioconstrutivista e Freireana. A vivência interprofissional e o desenvolvimento de ações colaborativas entre os membros do PET-Saúde/Interprofissionalidade proporcionou aos participantes o desenvolvimento de diversas competências colaborativas, sendo elas: o reconhecimento dos papéis de outros profissionais que compõem a equipe de saúde; a compreensão sobre a importância da atenção centrada na pessoa/família/comunidade; o entendimento da liderança colaborativa e da comunicação interprofissional e; o funcionamento da dinâmica da equipe. Isto possibilitou a formação voltada à interprofissionalidade de discentes e docentes, assim como a melhoria da qualidade da assistência à saúde. Considera-se, portanto,que essa experiência permitiu o desenvolvimento de competências colaborativas, as quais são essenciais para o cuidado colaborativo em saúde.

PALAVRAS-CHAVE

Aprendizagem colaborativa. Formação profissional em saúde. Educação Interprofissional.