O
PET-SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE COMO PROPULSOR DE COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS:
RELATO DE EXPERIÊNCIA
1Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas,2Bárbara Carolina Herani Lima,3Caroline Lima Fonseca,4Larissa de Almeida Costa,5Milena Santos e Silva,6Marcus Vinícius Mizoguchi,7Lidiane Cristina da Silva Alencastro 1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6DOCENTE,7DOCENTE bruna_hinnah@hotmail.com
RESUMO
O cuidado colaborativo em saúde tem
como pressuposto o comprometimento da equipe com a resolutividade da atenção, a
partir de constantes mecanismos de comunicação, integração e tomada de decisão
em conjunto, com definições de responsabilidades entre os componentes, tal como
incentivado pelo PET-Saúde/Interprofissionalidade. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de
discentes e docentes sobre o desenvolvimento de competências colaborativas a
partir da participação no PET- Saúde/Interprofissionalidade. Trata-se
de um relato da experiência de integrantes do PET-Saúde/Interprofissionalidade,
os quais fazem parte do programa desde abril de 2019. Durante este período,
foram realizadas diversas atividades teóricas e práticas com foco nas
competências, à luz da teoria Socioconstrutivista e Freireana. A vivência
interprofissional e o desenvolvimento de ações colaborativas entre os membros
do PET-Saúde/Interprofissionalidade proporcionou aos participantes o
desenvolvimento de diversas competências colaborativas, sendo elas: o
reconhecimento dos papéis de outros profissionais que compõem a equipe de
saúde; a compreensão sobre a importância da atenção centrada na
pessoa/família/comunidade; o entendimento da liderança colaborativa e da
comunicação interprofissional e; o funcionamento da dinâmica da equipe. Isto
possibilitou a formação voltada à interprofissionalidade de discentes e
docentes, assim como a melhoria da qualidade da assistência à saúde. Considera-se, portanto,que essa experiência permitiu o desenvolvimento de competências
colaborativas, as quais são essenciais para o cuidado colaborativo em saúde.
PALAVRAS-CHAVE
Aprendizagem colaborativa. Formação profissional em saúde. Educação Interprofissional.