Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

Assistência Pedagógica Virtual a Professores e Alunos da Educação Básica: ações do Laboratório de Ensino de Ciências e Matemática do Instituto de Educação

1SUELI FANIZZI,2Mariana Aline Nita,3José Vitor Botter Fasoli,4Vanessa Lacerda Tarouco,5Jeferson dos Santos
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,3OUTROS,4COMUNIDADE EXTERNA,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
suelifanizzi@gmail.com

RESUMO

O projeto de extensão denominado “Assistência Pedagógica Virtual a Professores e Alunos da Educação Básica: ações do Laboratório de Ensino de Ciências e Matemática do Instituto de Educação” surgiu no contexto da pandemia da COVID-19 e teve início no mês de junho de 2020, com previsão de término em novembro do mesmo ano. O objetivo central é promover a interação entre a universidade e a escola, principalmente nesse momento de isolamento social, em que as aulas presenciais estão suspensas. O projeto contempla duas ações: a primeira corresponde a um plantão virtual de assistência pedagógica, que busca atender professores e alunos da Educação Básica, que desejam orientações sobre os processos de ensino e de aprendizagem nas áreas de Matemática e de Ciências, e a segunda ação refere-se à preparação e divulgação semanal de atividades pedagógicas no Blog do Laboratório de Ensino de Ciências e Matemática. Os resultados parciais apontam para o alcance do objetivo, uma vez que professores e assessores pedagógicos de escolas públicas e privadas de Mato Grosso estão sendo atendidos em suas demandas, demonstrando satisfação com os diálogos realizados. Para além dos objetivos propostos, estabeleceu-se o início de uma nova parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá para o planejamento de ações formativas para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, na área de Matemática. Na segunda ação, verificamos que os acessos ao Blog aumentaram, além de termos recebido um retorno de professores que dizem estar se beneficiando das atividades, que podem ser propostas em aulas virtuais, com alunos do 1º ao 6º ano. A equipe do projeto tem elaborado atividades que exploram aspectos culturais regionais e universais, assim como situações que pertençam à realidade da faixa etária dos alunos. A divulgação das ações ocorre periodicamente, via e-mail e postagem em redes sociais. Logo, conclui-se, que o espaço digital favorece a construção de possibilidades que amenizem o isolamento causado pela pandemia e permite o estreitamento das relações entre universidade e comunidade.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino de Ciências e Matemática. Atendimento a professores da Educação Básica. Atividades pedagógicas.