Zootecnia por dentro - perfil dos ingressantes do semestre 2019/1
1VANESSA SOBUE FRANZO,2CAMILA SOUZA LIMA FROZZA,3CLARISSA SENHORINO TESCHKE,4MARIA FERNANDA SOARES QUEIROZ CEROM,5ALEXANDRA POTENZA VIDOTTI,6VANESSA SOBUE FRANZO 1DOCENTE,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3TÉCNICO ADMINISTRATIVO,4DOCENTE,5DOCENTE,6COORDENADOR AUTOR vsfranzo@hotmail.com
RESUMO
A escolha da profissão pode
ser prazeroso ou conturbado na vida de ingressantes na universidade. O curso de
Zootecnia atende estudantes de diferentes castas sociais, econômica e cultural.
O objetivo foi mostrar o perfil
sócio-econômico cultural e intelectual dos ingressantes (2019/1). Os dados foram
coletados em 2 questionários (anônimo e voluntário) de questões objetivas aplicados
aos 45 ingressantes de Zootecnia (semestre 2019/1) por meio do “Google Forms”
em períodos diferentes (primeiro e segundo bimestres). O primeiro questionário constou
de 25 questões aplicadas ao 2º mês de ingresso e o segundo, com 18 questões
objetivas foi compartilhado ao 4º mês (final do semestre). Os resultados
mostraram que a maioria é parda, mora com pais, oriundos de cidades vizinhas,
provenientes de escolas de ensino público, com famílias com renda familiar entre
1 a 2 salários mínimos e a mãe/madrasta sendo a primordial na mantença
econômica da unidade familiar. Escolheram a Zootecnia por aptidão, querem
trabalhar na área animal com bovinos (48,6%). Os que pretendem trabalhar com
vegetação, gostariam de atuar no setor de uso racional de áreas florestais. A
maioria não tem nenhum membro da família trabalhando em áreas das Ciências
Agrárias. Ademais, entendem que, para se destacarem no curso, almejam ingressar
como monitor de disciplinas e serem membros de empresa júnior (demonstrando
perfil empreendedor), mas 22,9% se dedicam a menos de uma hora de estudos fora
da sala de aula. Não frequentam atividades culturais promovidas pela UFMT, pois
alegam que não tem conhecimento destes eventos. O segundo questionário foi
respondido por 35 alunos apenas. Conclui-se que o perfil socioeconômico dos
alunos da Zootecnia/UFMT/campus Cuiabá segue o fluxo normal de diversas
pesquisas já realizadas na área da educação, demonstrando a crescente ocupação
dos pardos no ensino superior, além de alunos de origem pobre. Ainda, a mulher
se sobressai em relação à renda familiar que sustenta os estudantes. Ademais, os
ingressantes têm perfil empreendedor e afinidade por áreas de desenvolvimento
sustentável.
PALAVRAS-CHAVE
Ciências Agrárias, estudantes, graduação, Universidade Federal