Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

Zootecnia por dentro - perfil dos ingressantes do semestre 2019/1

1VANESSA SOBUE FRANZO,2CAMILA SOUZA LIMA FROZZA,3CLARISSA SENHORINO TESCHKE,4MARIA FERNANDA SOARES QUEIROZ CEROM,5ALEXANDRA POTENZA VIDOTTI,6VANESSA SOBUE FRANZO
1DOCENTE,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3TÉCNICO ADMINISTRATIVO,4DOCENTE,5DOCENTE,6COORDENADOR AUTOR
vsfranzo@hotmail.com

RESUMO

A escolha da profissão pode ser prazeroso ou conturbado na vida de ingressantes na universidade. O curso de Zootecnia atende estudantes de diferentes castas sociais, econômica e cultural. O objetivo foi mostrar o perfil sócio-econômico cultural e intelectual dos ingressantes (2019/1). Os dados foram coletados em 2 questionários (anônimo e voluntário) de questões objetivas aplicados aos 45 ingressantes de Zootecnia (semestre 2019/1) por meio do “Google Forms” em períodos diferentes (primeiro e segundo bimestres). O primeiro questionário constou de 25 questões aplicadas ao 2º mês de ingresso e o segundo, com 18 questões objetivas foi compartilhado ao 4º mês (final do semestre). Os resultados mostraram que a maioria é parda, mora com pais, oriundos de cidades vizinhas, provenientes de escolas de ensino público, com famílias com renda familiar entre 1 a 2 salários mínimos e a mãe/madrasta sendo a primordial na mantença econômica da unidade familiar. Escolheram a Zootecnia por aptidão, querem trabalhar na área animal com bovinos (48,6%). Os que pretendem trabalhar com vegetação, gostariam de atuar no setor de uso racional de áreas florestais. A maioria não tem nenhum membro da família trabalhando em áreas das Ciências Agrárias. Ademais, entendem que, para se destacarem no curso, almejam ingressar como monitor de disciplinas e serem membros de empresa júnior (demonstrando perfil empreendedor), mas 22,9% se dedicam a menos de uma hora de estudos fora da sala de aula. Não frequentam atividades culturais promovidas pela UFMT, pois alegam que não tem conhecimento destes eventos. O segundo questionário foi respondido por 35 alunos apenas. Conclui-se que o perfil socioeconômico dos alunos da Zootecnia/UFMT/campus Cuiabá segue o fluxo normal de diversas pesquisas já realizadas na área da educação, demonstrando a crescente ocupação dos pardos no ensino superior, além de alunos de origem pobre. Ainda, a mulher se sobressai em relação à renda familiar que sustenta os estudantes. Ademais, os ingressantes têm perfil empreendedor e afinidade por áreas de desenvolvimento sustentável.

PALAVRAS-CHAVE

Ciências Agrárias, estudantes, graduação, Universidade Federal