O
nascimento de Vênus: sobre as semelhanças nas imagens
1Denize Dall Bello,2Fernanda Fidelis,3Jenisson Bartniski,4Lucas Ceccherini 1COORDENADOR AUTOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO dallbello17@gmail.com
RESUMO
O
trabalho O nascimento de Vênus: sobre as semelhanças nas
imagens foi escrito durante o curso de extensão Leituras Compartilhadas: sobre a imagem, a
emoção e a encenação, realizado no primeiro semestre de 2019. Como atividade
de encerramento, foi solicitado aos
participantes que produzissem, junto com
a professora, um texto que
contivesse gestos expressivos de emoção, tendo como referência a pintura O Nascimento de Vênus e a Primavera
(1485), de Sandro Botticelli (1444/45-1510)
e a gravura de uma Mênade dançando, exposta no Museu do Louvre, em Paris. Ambas
as imagens foram retiradas das publicações do estudioso da Cultura Aby Warburg
e constituíram os dois gestos “pre-modeladores” escolhidos, a partir dos quais
desenvolvemos esse trabalho de leitura.
Nessa busca, os alunos poderiam encontrar gestos que
tivessem em comum um ou alguns elementos que se relacionassem. Além disso, cada
um deveria explorar o sentido dessas imagens, levantando os momentos da sua
história de produção. Foi solicitada, ainda, a produção de uma pequena ficha,
contendo informações básicas (ano, autor, onde foi encontrada/exposta) para
fixar junto às imagens. Isso ajudaria a orientar o olhar de quem as visse no
caso de serem expostas em painéis. A pesquisa poderia ser feita com o auxílio
de livros, enciclopédias, memes, panfletos, propagandas, fotografias, pôster,
ilustrações, etc. Coube a mim, professora Denize, dar uma redação aos achados.
A opção pela pintura e pela gravura se justificou pelo
fato de que essas duas imagens foram analisadas em sala de aula. Essa
familiaridade poderia ajudar a compreender melhor parte da metodologia usada
por Warburg para estudar as imagens.
Embora o trabalho seja de caráter teórico, sem
participante externo, nós defendemos a sua apresentação nessa mostra, porque
ele é o resultado da elaboração da nossa reflexão sobre a relação entre as
imagens e as emoções. No atual contexto, pensar esse poder de impacto é
importante para uma educação crítica pelas (e das) imagens.