Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

O nascimento de Vênus: sobre as semelhanças nas imagens

1Denize Dall Bello,2Fernanda Fidelis,3Jenisson Bartniski,4Lucas Ceccherini
1COORDENADOR AUTOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
dallbello17@gmail.com

RESUMO

O trabalho O nascimento de Vênus: sobre as semelhanças nas imagens foi escrito durante o curso de extensão Leituras Compartilhadas: sobre a imagem, a emoção e a encenação, realizado no primeiro semestre de 2019. Como atividade de encerramento, foi solicitado aos participantes que produzissem, junto com a professora, um texto que contivesse gestos expressivos de emoção, tendo como referência a pintura O Nascimento de Vênus e a Primavera (1485), de Sandro Botticelli (1444/45-1510) e a gravura de uma Mênade dançando, exposta no Museu do Louvre, em Paris. Ambas as imagens foram retiradas das publicações do estudioso da Cultura Aby Warburg e constituíram os dois gestos “pre-modeladores” escolhidos, a partir dos quais desenvolvemos esse trabalho de leitura. Nessa busca, os alunos poderiam encontrar gestos que tivessem em comum um ou alguns elementos que se relacionassem. Além disso, cada um deveria explorar o sentido dessas imagens, levantando os momentos da sua história de produção. Foi solicitada, ainda, a produção de uma pequena ficha, contendo informações básicas (ano, autor, onde foi encontrada/exposta) para fixar junto às imagens. Isso ajudaria a orientar o olhar de quem as visse no caso de serem expostas em painéis. A pesquisa poderia ser feita com o auxílio de livros, enciclopédias, memes, panfletos, propagandas, fotografias, pôster, ilustrações, etc. Coube a mim, professora Denize, dar uma redação aos achados. A opção pela pintura e pela gravura se justificou pelo fato de que essas duas imagens foram analisadas em sala de aula. Essa familiaridade poderia ajudar a compreender melhor parte da metodologia usada por Warburg para estudar as imagens. Embora o trabalho seja de caráter teórico, sem participante externo, nós defendemos a sua apresentação nessa mostra, porque ele é o resultado da elaboração da nossa reflexão sobre a relação entre as imagens e as emoções. No atual contexto, pensar esse poder de impacto é importante para uma educação crítica pelas (e das) imagens.

PALAVRAS-CHAVE

Imagem. Emoção. Gestos