AUTOCUIDADO:
AÇÕES INTERPROFISSIONAIS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM COMUNIDADES TRADICIONAIS
1Neudson Johnson Martinho,2Daniel Henrique Rodrigues Perdigão 1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO neudsonjm@hotmail.com
RESUMO
Introdução: O autocuidado se caracteriza por
práticas cotidianas realizadas por uma pessoa, família, grupo ou comunidade,
visando cuidar da própria saúde e/ou do coletivo, se caracterizando por práticas de cuidado
com os alimentos, meio-ambiente, com o próprio corpo e da comunidade, resultantes de aprendizagens com seus familiares, profissionais
da saúde e na comunidade. A humanidade durante
sua existência vem aprendendo e desenvolvendo diversas formas de se autocuidar
a partir da sua cultura e convívio societal. Nesta perspectiva, o projeto de
extensão: Autocuidado: ações interprofissionais para a promoção da saúde em
comunidades tradicionais”, atua interprofissionalmente nas comunidades de N.
Sra da Guia e do Aguaçú – MT, identificando, reconhecendo e valorizando
as práticas culturais de autocuidado que as famílias destas comunidades
utilizam no seu cotidiano.Objetivo: Descrever como ocorreu o intercâmbio entre o
autocuidado cultural com os conhecimentos acadêmicos nas ações
extensionistas.Procedimentos metodológicos: Realização de visitas domiciliares
e rodas de conversas com base na pedagogia freireana, dentre estas, uma
roda de conversa na qual se fez a devolutiva à comunidade das práticas
culturais de autocuidado à saúde identificadas, intercambiando-as com os
conhecimentos acadêmicos. Resultado: Orientação à comunidade quanto ao uso
seguro das práticas culturais em saúde, fazendo a troca entre os saberes
populares e os científicos de forma respeitosa e horizontal. Considerações
finais: Projetos de extensão interprofissionais em comunidades
tradicionais são de extrema importância para a formação dos futuros
profissionais da saúde, por impactar na relação universidade e comunidade através da troca de sabres e fazeres, promovendo a saúde a partir desta relação mais humanizada e respeitosa entre profissionais da saúde e a
população, na qual as crenças, valores e saberes são valorizados, legitimando a
necessidade de integração ensino-serviço-comunidade numa circularidade de
aprender-ensinando e ensinar-aprendendo.