Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

AUTOCUIDADO: AÇÕES INTERPROFISSIONAIS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM COMUNIDADES TRADICIONAIS

1Neudson Johnson Martinho,2Daniel Henrique Rodrigues Perdigão
1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO
neudsonjm@hotmail.com

RESUMO

Introdução: O autocuidado se caracteriza por práticas cotidianas realizadas por uma pessoa, família, grupo ou comunidade, visando cuidar da própria saúde e/ou do coletivo, se caracterizando por práticas de cuidado com os alimentos, meio-ambiente, com o próprio corpo e da comunidade, resultantes de aprendizagens com seus familiares, profissionais da saúde e na comunidade. A humanidade durante sua existência vem aprendendo e desenvolvendo diversas formas de se autocuidar a partir da sua cultura e convívio societal. Nesta perspectiva, o projeto de extensão: Autocuidado: ações interprofissionais para a promoção da saúde em comunidades tradicionais”, atua interprofissionalmente nas comunidades de N. Sra da Guia e do Aguaçú – MT, identificando, reconhecendo e valorizando as práticas culturais de autocuidado que as famílias destas comunidades utilizam no seu cotidiano.Objetivo: Descrever como ocorreu o intercâmbio entre o autocuidado cultural com os conhecimentos acadêmicos nas ações extensionistas.Procedimentos metodológicos: Realização de visitas domiciliares e rodas de conversas com base na pedagogia freireana, dentre estas, uma roda de conversa na qual se fez a devolutiva à comunidade das práticas culturais de autocuidado à saúde identificadas, intercambiando-as com os conhecimentos acadêmicos. Resultado: Orientação à comunidade quanto ao uso seguro das práticas culturais em saúde, fazendo a troca entre os saberes populares e os científicos de forma respeitosa e horizontal. Considerações finais: Projetos de extensão interprofissionais em comunidades tradicionais são de extrema importância para a formação dos futuros profissionais da saúde, por impactar na relação universidade e comunidade através da troca de sabres e fazeres, promovendo a saúde a partir desta relação mais humanizada e respeitosa entre profissionais da saúde e a população, na qual as crenças, valores e saberes são valorizados, legitimando a necessidade de integração ensino-serviço-comunidade numa circularidade de aprender-ensinando e ensinar-aprendendo.

PALAVRAS-CHAVE

Autocuidado.Comunidades Tradicionais. Interprofissionalidade.