Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

FERRAMENTAS DIGITAIS ADERIDAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA A DISTÂNCIA.

1Jeferson Mangueira de Castro Lydijusse,2Antonio Gierdson Lima dos Santos,3Maria Luiza Ribeiro da Silva,4Stefanie Santos Silva,5Daniele Caetano da Silva
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5COORDENADOR
jeferlydijusse@hotmail.com

RESUMO

O projeto de extensão EduCursinho está em seu terceiro ano vigente, garantindo à estudantes de escolas públicas, em situação de vulnerabilidade social, o ensino do conteúdo fundamental, bem como, a preparação didática cobrada no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Em virtude da pandemia do COVID-19, as instituições passaram a aderir o ensino a distância – EaD, como uma forma de manter a comunicação e incentivo entre alunos e professores. O EaD existe no Brasil a cerca de 80 anos, porém, devido ao atual cenário, esse método passa a ser o mais eficaz e utilizado em escolas públicas e particulares do país, ao qual, os alunos instruem-se do material que é apresentado, através de plataformas online, tendo um acompanhamento e supervisão de professores. O principal objetivo do presente trabalho é adaptar o ensino de Química, reduzindo impactos negativos na qualidade, e garantir a compreensão da disciplina para os diferentes perfis de aprendizagem. Nesse sentido, os procedimentos metodológicos abordados foram de dois tipos: direto, na qual a finalidade é a transmissão do conteúdo através de PDF’s, videoaulas e listas de exercícios e, coletivo, onde as lives comentadas e com slides, foram empregadas com o propósito de aproximar os estudantes dos professores. Dessa forma, os métodos digitais utilizados, buscam abranger os estilos visuais, auditivos e cinestésicos, dos alunos participantes. Atentando para data do ENEM, prevista para janeiro do ano de 2021, os resultados esperados para a disciplina de química, por meio das ferramentas utilizadas, ainda não são notórios. Em parte, é possível observar uma baixa no acompanhamento dos materiais disponibilizados. Visto que, problemas como falta de acesso à internet, ambiente de estudo desfavorável e problemas psicológicos, podem ser precursores da desmotivação enfrentada pelos estudantes atualmente. Conclui-se que a metodologia aplicada, junto as constantes adaptações frente as adversidades, buscam a aprimoração e melhoria na qualidade de transmissão, visando bons resultados na área de Química no ENEM.

PALAVRAS-CHAVE

ENEM. EaD de Química. Ferramentas digitais.