FERRAMENTAS
DIGITAIS ADERIDAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA A DISTÂNCIA.
1Jeferson Mangueira de Castro Lydijusse,2Antonio Gierdson Lima dos Santos,3Maria Luiza Ribeiro da Silva,4Stefanie Santos Silva,5Daniele Caetano da Silva 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5COORDENADOR jeferlydijusse@hotmail.com
RESUMO
O projeto de extensão
EduCursinho está em seu terceiro ano vigente, garantindo à estudantes de
escolas públicas, em situação de vulnerabilidade social, o ensino do conteúdo
fundamental, bem como, a preparação didática cobrada no Exame Nacional do
Ensino Médio – ENEM. Em virtude da pandemia do COVID-19, as instituições
passaram a aderir o ensino a distância – EaD, como uma forma de manter a
comunicação e incentivo entre alunos e professores. O EaD existe no Brasil a
cerca de 80 anos, porém, devido ao atual cenário, esse método passa a ser o
mais eficaz e utilizado em escolas públicas e particulares do país, ao qual, os
alunos instruem-se do material que é apresentado, através de plataformas online,
tendo um acompanhamento e supervisão de professores. O principal objetivo do
presente trabalho é adaptar o ensino de Química, reduzindo impactos negativos
na qualidade, e garantir a compreensão da disciplina para os diferentes perfis
de aprendizagem. Nesse sentido, os procedimentos metodológicos abordados foram
de dois tipos: direto, na qual a finalidade é a transmissão do conteúdo através
de PDF’s, videoaulas e listas de exercícios e, coletivo, onde as lives
comentadas e com slides, foram empregadas com o propósito de aproximar os
estudantes dos professores. Dessa forma, os métodos digitais utilizados, buscam
abranger os estilos visuais, auditivos e cinestésicos, dos alunos participantes.
Atentando para data do ENEM, prevista para janeiro do ano de 2021, os
resultados esperados para a disciplina de química, por meio das ferramentas utilizadas,
ainda não são notórios. Em parte, é possível observar uma baixa no
acompanhamento dos materiais disponibilizados. Visto que, problemas como falta
de acesso à internet, ambiente de estudo desfavorável e problemas psicológicos,
podem ser precursores da desmotivação enfrentada pelos estudantes atualmente.
Conclui-se que a metodologia aplicada, junto as constantes adaptações frente as
adversidades, buscam a aprimoração e melhoria na qualidade de transmissão, visando
bons resultados na área de Química no ENEM.