Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

AÇÕES MITIGADORAS DO EDUCURSINHO EM MEIO A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS.

1Yan Savio Gomes de Jesus,2Stefanie Santos Silva,3Gláucia Aparecida Soares Miranda,4Daniele Caetano da Silva
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3ORIENTADOR,4COORDENADOR
yan_savio@hotmail.com

RESUMO

O projeto de extensão EduCursinho – Educação e Aprovação está em seu terceiro ano de execução no campus de Várzea Grande da UFMT, e tem como público alvo alunos do último ano ou que já concluíram o ensino médio em escolas públicas ou que foram bolsistas, e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A princípio, o cursinho ofertava as matérias de matemática, física e química, nos anos seguintes, foram incorporadas as disciplinas de redação e atualidades. Frente ao atual cenário que o mundo se encontra, pandemia do novo coronavírus, a realização das aulas presenciais foi interrompida, desta forma, optou-se por iniciar as atividades de maneira remota, disponibilizando PDFs, slides dos conteúdos e vídeos de aulas teóricas e de resolução de exercícios, nas plataformas Youtube e Google Classe, além de se fazer lives no Instagram, todas essas ações tiveram como finalidade mitigar os impactos negativos na vida acadêmica destes estudantes. Tais ambientes foram escolhidos devido a maior acessibilidade e interação com os mesmos. Sabe-se que a maioria dos frequentadores não possuem conhecimentos básicos matemáticos, conforme observado nos anos anteriores. Assim, realizou-se nas três semanas iniciais aulas com conteúdo do ensino fundamental, e em seguida, prosseguiram as aulas programadas. O desempenho dos alunos foi medido através de simulados, interação professor-aluno e pelas aprovações dos mesmos no ENEM. Nesse sentido, elaborou-se e aplicou-se o primeiro simulado no Google Formulário de maneira remota, no entanto, não correspondeu às expectativas, pois apenas dois alunos realizaram o teste. Pode-se observar que a interação professor-aluno foi a mais prejudicada, pois não foi possível identificar os estudantes que estão acompanhando os conteúdos, os que estão com dúvidas, e nem verificar o nível de compreensão, pois os alunos não apresentam um feedback das atividades realizadas, apesar de todos os esforços que possibilitam a comunicação. Como o ENEM está previsto para janeiro de 2021, é de suma importância a participação dos estudantes para a sua aprovação.

PALAVRAS-CHAVE

Educursinho. ENEM. Educação Remota.