AÇÕES MITIGADORAS DO
EDUCURSINHO EM MEIO A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS.
1Yan Savio Gomes de Jesus,2Stefanie Santos Silva,3Gláucia Aparecida Soares Miranda,4Daniele Caetano da Silva 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3ORIENTADOR,4COORDENADOR yan_savio@hotmail.com
RESUMO
O projeto de
extensão EduCursinho – Educação e Aprovação está em seu terceiro ano de
execução no campus de Várzea Grande da UFMT, e tem como público alvo alunos do
último ano ou que já concluíram o ensino médio em escolas públicas ou que foram
bolsistas, e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A
princípio, o cursinho ofertava as matérias de matemática, física e química, nos
anos seguintes, foram incorporadas as disciplinas de redação e atualidades. Frente
ao atual cenário que o mundo se encontra, pandemia do novo coronavírus, a
realização das aulas presenciais foi interrompida, desta forma, optou-se por
iniciar as atividades de maneira remota, disponibilizando PDFs, slides dos
conteúdos e vídeos de aulas teóricas e de resolução de exercícios, nas
plataformas Youtube e Google Classe, além de se fazer lives no Instagram, todas
essas ações tiveram como finalidade mitigar os impactos negativos na vida acadêmica
destes estudantes. Tais ambientes foram escolhidos devido a maior acessibilidade
e interação com os mesmos. Sabe-se que a maioria dos frequentadores não possuem
conhecimentos básicos matemáticos, conforme observado nos anos anteriores.
Assim, realizou-se nas três semanas iniciais aulas com conteúdo do ensino
fundamental, e em seguida, prosseguiram as aulas programadas. O desempenho dos
alunos foi medido através de simulados, interação professor-aluno e pelas
aprovações dos mesmos no ENEM. Nesse sentido, elaborou-se e aplicou-se o
primeiro simulado no Google Formulário de maneira remota, no entanto, não
correspondeu às expectativas, pois apenas dois alunos realizaram o teste. Pode-se
observar que a interação professor-aluno foi a mais prejudicada, pois não foi
possível identificar os estudantes que estão acompanhando os conteúdos, os que
estão com dúvidas, e nem verificar o nível de compreensão, pois os alunos não
apresentam um feedback das atividades realizadas, apesar de todos os esforços
que possibilitam a comunicação. Como o ENEM está previsto para janeiro de 2021,
é de suma importância a participação dos estudantes para a sua aprovação.